quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Paul Cézanne et Aix-en -Provence




Paul Cézanne (Aix- en Provence, 19 de janeiro de 1839 - 22 de outubro de 1839)pintor pos -impressionista frances, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A frase atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne "é o pai de todos nós", deve ser levada em conta.
Após uma fase inicial dedicada aos temas dramáticos e grandiloquentes próprios da escola romantica, Paul Cézanne criou um estilo próprio, influenciado por Delacroix . Introduziu nas suas obras distorções formais e alterações de perspectiva em benefício da composição ou para ressaltar o volume e peso dos objetos. Concebeu a cor de um modo sem precedentes, definindo diferentes volumes que foram essenciais para suas composições únicas.




PROVENCE
Cézanne não se subordinava às leis da perspectiva. E sim, as modificava. A sua concepção da composição era arquitetonica ; segundo as suas próprias palavras, o seu próprio estilo consistia em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. Cézanne preocupava-se mais com a captação destas formas do que com a representação do ambiente atmosférico. Não é difícil ver nesta atitude uma reação de carácter intelectual contra o gozo puramente colorido do impressionismo , Renoir escreveu, rebatendo o crítico de arte Castagnary: Eu me enfureço ao pensar que ele [Castagnary] não entendeu que Uma Moderna Olympia, de Cézanne, era uma obra prima clássica, mais próxima de Giogione que de Claude Monet, e que diante dele estava um pintor já fora do Impressionismo. Cézanne cultivava sobretudo a paisagem e a representação de naturezas mortas, mas também pintou figuras humanas em grupo e retratos. Antes de começar as suas paisagens estudava-as e analisava os seus valores plásticos, reduzindo-as depois a diferentes volumes e planos que traçava à base de pinceladas paralelas. Árvores, casas e demais elementos da paisagem subordinam-se à unidade de composição. As suas paisagens são sutilmente geométricas. Cézanne pintou sobretudo a sua Provença natal (O Golfo de Marselha e as célebres versões sucessivas de:



O Monte de Sainte-Victoire



Aix-en-Provence, esta reconhecida como "Le pays de Paul Cezane", a charmosa e linda cidade, exala arte, classe e PAUL CEZANNE.Pelas ruas, pude observar varias placas em bronze fincadas ao chão seguindo um trilha que leva até onde foi constatada sua residencia. Pesquisadores , turistas e artistas de todas as partes do mundo estão ai para vivenciar e conhecer a vida de Paul. A famosa montanha de Saint- Victorie se encontra em Provence, e foi pintada varias vezes pelo artista, hoje é cartão-postal do turismo local .Muitos turistas param aos mirantes para contemplar o vale e a montanha, que são um explendor.


Aix -en -Provence fevereiro de 2011
O atelier do artista retratado por ele mesmo.



NATUREZA MORTA






The bathers 4



Afternoon In Naples With A Black Servant



O período negro, em Paris, 1861-1870
Em 1863, Napoleão III criou por decreto o Salão dos Recusados, onde as pinturas que foram rejeitadas para mostra no Salão da Academia de Belas Artes eram exibidas. Entre os artistas proprietários das obras rejeitadas, estavam os jovens impressionistas, considerados revolucionários. Cézanne foi influenciado pelo estilo dos impressionistas, mas a sua dificuldade de relacionamento social – ele parecia rude, tímido, às vezes furioso e dado à depressão – resultaram em um período caracterizado pelas cores escuras e o grande uso do preto. As obras desse período diferem muito de seus rascunhos e aquarelas dos tempos da Escola Especial de Desenho de Aix-en-Provence (1859) ou de seus trabalhos subseqüentes. Entre as obras do período negro, estão pinturas como O Assassino (cerca de 1867-1868).

Essa viagem em fevereiro de 2011 à Aix-en -Provence, foi um sonho realizado, dentre muitos que ainda quero concretizar. Muito aprendizado em todos os aspectos, mas com certeza aprender sobre Paul Cezanne foi uma das melhores experiencias que eu tive. (Justel)




au revoir




Et a bientot




TATIANA JUSTEL




Um comentário:

  1. Olá prima uma frase que define bem esse seu trabalho, se resume em...."Infinita Cultura"
    Parabens!!! bjssss

    ResponderExcluir