terça-feira, 23 de agosto de 2011

ARTE LITERARIA PARTE III : "CONHECE-TE A TI MESMO" SOCRATES


Sócrates, o célebre e moralista filósofo grego, nasceu em Atenas no ano 469 aC. Socrates nasceu em uma familia de razoavel condições financeiras, mas com o passar dos anos chegou a pobreza.
Sócrates recebeu a educação típica da juventude do final do século 5 ateniense. A influência mais importante no seu desenvolvimento intelectual era a sua interacção com os sofistas que freqüentavam Atenas. Sócrates participou em três campanhas militares na Potidaea (432-429), Delium (424) e Anfípolis (422) e distinguiu-se com a sua coragem, vigor físico e da indiferença espartana perto a dureza dos elementos.
O próprio Sócrates não deixou escritos, e a maioria do nosso conhecimento sobre ele e seus ensinamentos vem de diálogos de seu pupilo mais famoso, Platão (427-347 aC), e das memórias de Xenofonte.
Sócrates tinha um profundo respeito pelos costumes religiosos. Sócrates foi famoso por seu método de argumentação. Assim, o método socrático de argumentação começa com perguntas comuns que levam a pessoa a acreditar que a pergunta é simples, mas termina em uma inversão completa. Assim, sua contribuição principal não reside na construção de um sistema elaborado, e sim a uma consciência de sua própria ignorância. Foi sua combinação única de dialética ( uso de lógica e raciocínio numa discussão ou debate), habilidade e capacidade .
Em 399 aC Sócrates foi julgado por corromper a moral dos jovens atenienses e de heresias religiosas, acredita-se agora que sua prisão resultou, em especial, de sua influência sobre Alcibíades e Crítias, que tinham traído Atenas. Sócrates foi condenado por maioria de seis votos. Ele recusou a todos os esforços para salvar a sua vida, bebeu o cálice de veneno cicuta lhe dado. O julgamento e a morte de Sócrates são descritos por Platão na Apologia, Críton e Fédon.



A sentença de Socrates, foi executada em 399 a.C . Na Apologia , de Platão, este reproduz o que teria sido a resposta de seu mestre à essas sugestões:



--- Atenienses, devo concluir, "voces podem ou não prestar atenção em Anytus;voces podem ou não me absolver;mas não mudarei meus caminhos, mesmo que tivesse que morrer mil mortes"



SOCRATES, Tomou para si, uma maxima escrita no Oraculo de Apolo, na cidade de Delfos que diz: "CONHECE-TE A TI MESMO" . O apriporamento da alma para ele derivaria , antes de qualquer coisa, do autoconhecimento.Seu metodo investigativo era a maieutica, que consiste no exaustivo questionamento de uma ideia ou ponto de vista, até que ele não pudesse mais ser posto em duvida. Nesse momento achava ter chegado a verdade essencial de um mestre, levando jovens, arrebatando multidões, Socrates nunca se adimitiu um mestre, as ideias de seus discipulos eram tão importantes quanto as proprias.




Com certeza, os trabalhos de Socrates foram um divisor de aguas da Filosofia grega.




" porque não tenho outra atividade a não ser ir de um lado para o outro persuadindo todos voces, tanto jovens como velhos, a se importarem menos com seus corpos e suas riquezas do que com a perfeição de sua alma, e tornar isso sua primeira preocupação, dizendo-lhes que a bondade não vem da riqueza ou de qualquer outra coisa, mas é a bondade que faz da riqueza ou de qualquer outra coisa, na vida privada ou publica, algo de valor para o homem"




Imaginem .... no centro de um pais politeista que era Grécia, que acreditava em deuses e semi-deuses, que adorava o belo, que a cultura do corpo era essencial, surgi um homem na contra-mão e diz que tudo aquilo era futil, que o essencial estava invisivel para os olhos do homem, esse é SOCRATES. Em resumo.


Por hoje é so, deixo uma poesia de PINDARO, grande poeta de TEBAS, Pindaro, foi o maior de todos liricos gregos, diz a lenda que quando criança as abelhas vinham colher mel de sua boca. Assim "os deuses" lhe anunciaram sua vocação poetica.




DEUSES E HOMENS




Uma so é a raça dos homens e dos deuses


Ambas respiramos,vindas da mesma mãe


Porém um poder bem distinto nos separa


Um nada é: o bronzeo céu, esse permanece sempre seguro


No entanto algo nos aproxima dos imortais, ou do espirito sublime


ou do corpo, apesar de não sabermos o caminho,


de dia ou de noite, o destino traçou para nos percorrermos.





au revoir


et a bientot


TATIANA JUSTEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário