domingo, 21 de agosto de 2011

ARTE LITERÁRIA "AS ORIGENS"

BONJOUR


As últimas semanas tenho me empenhado à estudar para trazer coisas novas, tenho tantas idéias, projetos, a arte tem a qualidade de ser vasta.Você pode percorrer por todos os nichos em que ela se compoe, se perder, se apaixonar . Quanto mais estudo, mas quero aprender, e vejo o quanto não sei nada, porque sou muito curiosa.


Essa semana vou fazer um "tour" pela arte literária.
Todo material que tenho pra abordar esse tema foi doado por pessoas que gostam do meu "jeitim" de escrever, alguns livros são tão antigos , que tenho  medo de abrir e desmontá-los. 
São verdadeiras raridades. E eu virei a " baratinha" dos sebos, buscando , buscando , sempre

A ARTE LITERARIA

A literatura sempre será de todas as  artes, a  mais complexa. Seu instrumento , a palavra, gera inúmeras possibilidades de expressão, já que cada uma delas adimite varias flexões e sentidos.
 A linguagem é o ponto mais sofisticado de um processo que custou muito tempo a se consumar na evolução da humanidade.
A literartura é parte fundamental da cultura dos povos civilizados. A cultura é tudo o que se deriva do convivio humano, da interação do homem com o seu universo físico e espiritual. Ela não faz parte da natureza, é o HOMEM que produz em termo de constatação, informação, comportamento, religiosidade, habitos, usos e costumes e ARTE. Transmitidos de geração para geração.

AS ORIGENS

O Belo e o Bom
Quem é belo
é belo aos olhos
e basta
Mas quem é bom
é subitamente belo.


(Safo de Lesbos)

Safo foi uma poetisa grega que viveu na cidade Lésbia de Mitilene, ativo centro cultural no sec. VII a.C.
Nascida entre 630 à 612 a.C , foi muito respeitada e apreciada durante a antiguidade, sendo considerada "a décima musa". No entanto, sua poesia, devido ao conteúdo erótico, sofreu censura na Idade Média por parte dos monges copistas, e o que restou de sua obra foram escassos fragmentos.

SAFO

A Arte e a nessecidade de transcendência

O homem primitivo não se via distinto da natureza, tinha uma integração cósmica com o universo. Ele o concebia uno, inteiro, de algum modo, fazia parte.

Mas desde que tomou consciência de si, teve necessidade de transcender, ou seja, ultrapassar os limites da matéria do corpo, de buscar um elo entre a fugacidade aparente da vida e a eternidade .A arte é a manifestação humana plena de transcendência. A sublimação do espirito humano no seu mais alto grau de efusão e mistério. Vou mais além, a Arte é mais alta manifestação do espirito e da inteligencia humanos. Recortado pela racionalidade dos códigos. E quantos codigos possiveis: a música, pintura, a escultura, o teatro, a dança, a arquitetura, a literatura são alguns deles.E cada um podemos encontrar exemplos magnificos do potencial, inato ao homem, de gerar emoção e beleza.
O homem primitivo, "homem das cavernas", deixa registrado nas paredes , as pinturas rupestres, ele registrou imagens plenas do seu cotidiano, procurava desafiar os ciclos da vida e tudo que rondava sua curiosidade infinita, mas ha tambem caminhos abstratos a percorrer, sentimentos e necessidades que nem sempre são objetivos, mas arte tem esse poder: Expressar as necessidades e os sentimentos mais obscuros do ser humano.





PINTURA RUPESTRE
Por meio da palavra escrita, o homem fez registros de ordem documental e prática, firmou acordos e contratos, enviou mensagens, colecionou informações e dados, porém um dia usou graficamente a palavra, como expressão de suas idéias e sentimentos mais profundos, como a formalização de seu olhar objetivo sobre o mundo...... E A LITETARURA SE FEZ!!!!

Ao que se sabe os fenícios foram os primeiros a inventar o alfabeto, mas não nos deixam obras litarárias. Outros povos antigos, legram-nos textos artísticos que venceram milênios, e versavam sobre religião, a necessidade humana de exprimir o divino.

Placa de escrita , utilizada pelos
Sumérios , 3000-2000 a.C


Escrita hierática ou escriba dos egípcios, feito com talo de papiro produzido ha cerda de 3.300 anos. 


Painel Maia, na parte superior registram nomes e datas dos reis maias. 

Resume
Eu acredito na força vanguardista de todos os artistas, desde os primórdios até nos dias atuais,a sensibilidade artística foi evoluindo através dos tempos e das individualidades, e ai existe uma relação de mútuas implicações entre o homem e a história.

E é dai que nasceu os ESTILOS DA ÉPOCA ou MOVIMENTOS.......


au revoir
et a bientot

Tatiana Justel


Nenhum comentário:

Postar um comentário