domingo, 7 de agosto de 2011

MURILO MENDES O POETA E ISMAEL NERI O PINTOR

ENCONTRO SULRREAL de "ISMAEL NERI"


BONJOUR




Murilo Mendes(1901 -1975) Foi poeta e critico de arte.


Murilo Monteiro Mendes nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 13 de maio de 1901. Ainda menino, transferiu-se para Niterói, Em 1953 mudou-se para a Europa, percorrendo vários países; faleceu em Portugal, em 13 de agosto de 1975. Sua trajetória no Modernismo brasileiro é curiosa: das sátiras e poemas-piadas ao estilo oswaldiano, caminha para uma poesia religiosa, sem perder contato com a realidade social; o próprio poeta afirma que o social não se opõe ao religioso.
Isso permite a Murilo acompanhar todas as transformações vividas pelo século XX, quer no campo econômico e político - a guerra foi tema de vários de seus poemas -, quer no campo artístico - Murilo Mendes foi o poeta modernista brasileiro que mais se identificou com o Surrealismo europeu.
No seu livro de estréia Poemas ( 1930) - ele se consagra com essa poesia, que para aos meus olhos , é de fato uma das mais lindas que ja li:




Eu sou o olhar que penetra nas camadas do mundo,


ando debaixo da pele e sacudo os sonhos.


Não desprezo nada que tenha visto,


todas as coisas se gravam pra sempre na minha cachola


Toco nas flores, nas almas, nos sons, nos movimentos


Destelho as casas penduradas na terra,tiro o cheiro dos corpos das meninas sonhando


Desloco as consciências,a rua estala com os meus passos


e ando nos quatro cantos da vida.


Consolo o herói vagabundo,


glorifico o soldado vencido


Não posso amar ninguém porque sou o amor,


Tenho me surpreendido a cumprimentar os gatos


a pedir desculpas ao mendigo.


Sou o espírito que assiste à Criação


que bole em todas as almas que encontra.
Múltiplo, desarticulado, longe como o diabo,


nada me fixa nos caminhos do mundo




Murilo Mendes poemas (1930)


A partir de Tempo e eternidade (1935), escrito em parceria com Jorge de Lima, Murilo Mendes passa a cultivar a poesia religiosa, mística, de "restauração da poesia em Cristo". Sua obra ganha em densidade, uma vez que, apesar do dilema entre a Poesia e a Igreja, o finito e o infinito, o material e o espiritual, o poeta não abandona a temática social. Surge daí a consciência do caos, de um mundo esfacelado, de uma civilização decadente, tema constante em sua obra.




Telefonam embrulhos


Telefonam lamentos


Inúteis encontros


Bocejos e remorsos.
Ah! Quem telefonaria o consolo o puro orvalho


E a carruagem de cristal.
Tu não carregaste pianos


Nem carregaste pedras


Mas na tua alma subsiste


- Ninguém se recorda


E as praias antecedentes ouviram


0 canto dos carregadores de pianos


0 canto dos carregadores de pedras.
O céu cai das pombas.
A infância vem da eternidade


Depois só a morte magnífica


Destruição da mordaça:


E talvez já a tivesse entrevisto


Quando brincavas com o pião


Ou quando desmontaste o besouro.


Entre duas eternidades


Balançam-se espantosas


Fome de amor e a música: Rude doçura


Última passagem livre.


Só vemos o céu pelo avesso


Murilo Mendes.

Em 1959, quando fixou-se na Europa, exercia a função de adido cultural, da embaixada brasileira em Roma.E foi ai, que começou a paerfeiçoar todo seu conhecimento sobre tudo que se referia à arte. Murilo como era poeta buscava o sentido mais ampliado e complexo das coisas, nao se contentava apenas com uma obra de arte e ponto. Para ele, a obra de um artista ja contem em si os elemnetos necessarios para sua compreensao, pois o artista apos mergulhar em sua subjetividade criadora, abre o caminho para que a critica encontre o possivel e o impossivel na riqueza da obra.


Sua maior indagaçao era:


Sera que realmente existe um pintor sulrrealista?



Claro, eu compreendo, da seguinte maneira:


Partindo do principio, que o artista pode violar as regras articuladas pelos teoricos, gente!!!!! Tudo é arte!


Nessa época , surgi Ismael Neri.(09/10/1900) (06/04/1934)


Segundo Murilo, como critico de arte, a obra de Ismael, oscilava entre a linha classica e moderna, passando do Expressionismo e Cubismo ao Sulrrealismo,mas sempre , ismaelississimo!!!


EVA


AUTO-RETRATO DE ISMAEL NERI




O EROTISMO PRESENTE EM SUAS OBRAS


O que mais Murilo admirava em seu trabalho, era que Ismael tinha se afastado da pintura pro-nacionalista da época. Como sempre ocorre, com os artistas isolados, ou incompreendidos, pintores ou poetas malditos.Como passou com van Gogh, e varios outros que ja postei aqui, artistas que para mim, tinham uma ligaçao direta com Deus, a inspiraçao , o dom e o talento facil.Nem sempre necessita ser reconhecido pelo homem.Mas Murilo Mendes conseguiu salvar uma grande parte do acervo de Ismael Neri, que desgostoso, jogava suas obras e desenhos no cesto de lixo. Foi por sua causa que, preservou o acervo de Ismael Neri. Graças a Murilo Mendes!



NU NO CABIDE



Murilo Mendes foi um visionario, entendeu os sentimentos do artista, alem de sua imagem.



Desde a minha infancia, pensava:



Como um pintor, um escritor, um escultor é injustiçado! As exposiçoes estao la, as pessoas observam, fazem caras e bocas, às vezes nem entendem nada. Continuando..... esses artistas nao recebem aplausos, salva de palmas, nada!!!!!!



Ao contrario da musica, da dança.....



Então esta ai, minha homenagem à todos os artistas incompreendidos e malditos.



Minhas palmas , e um coral de vozes clamando BRAVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BRAVO!



au revoir



et a bientot



TATIANA JUSTEL



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