domingo, 28 de agosto de 2011

Arte Literaria parte VI Arte Helenistica





DEUSA DE MILOS



BONJOUR

Apesar de mais de 1000 autores catalogados, os romanos não conseguiram superar a arte grega. Bom, de fato, a arte grega é marca sagrada em todo mundo, acredito que os romanos estavam mais preocupados com a poilitica, e com as leis, e os gregos .... os gregos estavam explodindo com suas estatutas, esculturas, arquitetura etc, etc , etc


O HELENISMO

Arte helenística é o termo aplicado à arte e arquitetura gregas ou de inspiração grega a partir do final do século IV até o final do século I a.C. Um grande número de conhecidas obras de arte gregas, tais como Laocoonte e seus filhos, a Venus de Milo e a Vitoria de Samotracia , são deste período.
No período helenístico, quando a civilização grega espalhou-se através do Mediterraneo e Oriente Proximo, algumas obras, como a Venus de Milo de (150 c.C) preservaram as antigas tradições. A Vitoria de Samotracia de ( 200 a.C) é grandiosa na percepção e cheia de vida. Um sentimento pleno de emoção e movimento aparece na batalha dos deuses e gigantes no grande Altar de pergamo (sec. III a.C), hoje em Berlim e no grupo de Lacoonte, bem mais tardio, no Vaticano .A pintura do período helenístico é bem conhecida a partir dos túmulos do sul daRussia, macedonia e Alexandria ,bem como através de cópias encontradas nos sítios arqueológicos de Herculano e Pompéia. Certos mosaicos contudo, demonstram a grandiosidade da pintura do período. Um exemplo é o Mosaico de Alexandre, descoberta em Pompéia, é baseada em uma pintura helenística.
A cultura helenística logo desenvolveu uma arte pela arte, tornando-se mais decorativa e suntuosa. Os elementos religiosos passaram a segundo plano. Segundo Plinio, a arte helenística estava em todos os lugares, de casas até sapatarias.
A maior preocupação dos helenísticos era a fidelidade com a realidade e eles tendiam a pintar ações dramáticas e violentas. Esse estilo é exemplificado nas esculturas do período.

As artes plasticas deste periodo, (pintura e escultura) foi imitaçao dos modelos gregos, na lirica destacamos Catulo, Horacio e Ovidio; na arte da retorica, ou seja, da oratoria e do discurso, Cicero; no teatro , Plauto e Terencio, grandes comicos.

Na épica temos Lucrécio e Virgilio.


ARQUITETURA

PATERNON DE ATENAS


PINTURA

PINTURA DE POMPEIA



MOSAICO DE ALEXANDRE, POMPEIA



ESCULTURA
DEUSA DA SAMOCRACIA
LOUVRE



LAOCOONTE E SEUS FILHOS
MUSEU DO VATICANO
ROMA


O helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territorios que conquistava. Foi naquele período que as ciencias particulares tiveram seu primeiro e grande desenvolvimento. Foi o tempo de Euclides e Arquimedes. O helenismo marcou um período de transição para o domínio e apogeu de Roma.






Veja esse video sobre curiosidades sobre a arte helenistica



O periodo helenico, ainda esta ai, eternizado, imortalizado, e documentado, periodo fértil, de transformaçoes e transições, cheio de tramas, mitos, exarcebados, foi o periodo dos exageros mesmo.

E aqui termino essa semana da arte literaria,mas minha pesquisa não termina nunca, tenho sede do conhecer como esses antigos gregos.... acredito que esta no nosso DNA.



deixo uma poesia de MARIO DE ANDRADE de "O Losango Caqui"

PLATÃO



Platão, por te seguir como eu quisera

da alegria e da dor me libertando

Ser puro, igual, aos deuses que a Quimera

Andou além da vida arquitentando?



Mas como não gozar alegre quando

Brilha esta alva manhã de primavera

-Mulher sensual que junto a mim passando

Meu desejo de gozos exaspera!


A vida é bela! Inuteis as teorias!

As vezes a nudeza em que resplendo

Ao manto da ciencia austera e calma!




E caminho entre aromas e harmonias

Amaldiçoando os sabios, bendizendo

A divina impureza de minha alma

au revoir



TATIANA JUSTEL


mirem-se no exemplo daqueles mulheres de Atenas! Helenas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário