sábado, 11 de abril de 2015

FESTA DO LIVRO - ESTAÇÃO DA CIDADANIA



Hoje à partir das 14hs realiza-se a Festa do Livro.
Organizada por uma comissão da Estação da Cidadania. 
A Festa Do Livro contará com as presenças de grandes escritores da Baixada Santista, autógrafos, performances, música, sarau, declamações e muitas surpresas ... um happening, como gostam o coordenador do CONCIDADANIA, Célio Nori.

Muita gente passa todos os dias pela Avenida Ana Costa, em Santos, fica curiosa e deixa para depois a oportunidade de conhecer a Estação da Cidadania, onde funcionou por muitos anos a Estação Ferroviária Sorocabana ... vem comigo conhecer um pouco da sua história e dos seus movimentos hoje em dia ...

Estação Ana Costa em 1942

Inaugurada em 26 de julho de 1938, com a presença do presidente da República, Getúlio Vargas, e do interventor federal no Estado de São Paulo, Adhemar de Barros, substituiu uma pequena estação terminal da linha ferroviária Santos a Jundiaí (via São Vicente e litoral) que antes existia no mesmo local, inaugurada em 1913 pela Southern São Paulo Reilway (ferrovia comprada em 1927 pela Sorocabana). O prédio atual da estação foi construído em 1936, com estilo semelhante ao da estação de Cangüera (no mesmo ramal), e no início da década seguinte ganhou o nome de Estação Ana Costa.

A Sorocabana passou ao controle da Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa) em 1971, mantendo-se até 1975 o transporte de passageiros entre Mairinque e Santos, e até novembro de 1997, entre Embu-Guaçu e Santos.

Virada a página do transporte coletivo ferroviário em nossa região, um novo destino foi traçado para esse local histórico, significante, simples e incrustado no coração da Cidade de Santos ... do movimento de trens e passageiros, eis que surge a Estação da Cidadania, inaugurada no dia 25 de agosto de 2006, por meio de um contrato de comodato e termo de parceria envolvendo a Consciência pela Cidadania (CONCIDADANIA), a Prefeitura Municipal de Santos e o Grupo Pão de Açucar/Extra (proprietário do imóvel atualmente).

As instalações nesse espaço, além de abrigar as atividades do Fórum da Cidadania, são permanentemente utilizadas por entidades públicas e da sociedade civil. Vem desde a sua inauguração, cumprindo fielmente a tarefa de concentrar a divulgação e troca das mais variadas iniciativas de estímulo à cidadania e à formação cultural e histórica de Santos, da região e do país.





(*) Conheça mais sobre a Estação da Cidadania, a partir do site:






Tatiana Justel

Nenhum comentário:

Postar um comentário