Tatiana Leskova década de 50, quando foi diretora do Teatro Municipal do Rio de Janeiro
BONJOURQuando dançamos o mundo se resume aos nossos pés ,da ponta dos pés à curva delicada das mãos.Dançar não domina so técnica, mas o espírito de liberdade e leveza dentro de nós. A dança tem uma linguagem unica e universal.
Cada batida , cada ritmo, cada movimento diario, cada melodia que o vento traz leva com ele a nossa incessante vontade de entrega, entrega e entrega.
A ponta do pé de onde se firma o chão ,a bailarina voa, flutua, como uma fada, etérea e encantada.
TATIANA LESKOVA. O nome não foi mera coincidência , minha avó adorava ballet, e escolheu esse nome, porque Tatiana já era uma estrela , no seu tempo e era conhecida nos palcos do Brasil e do mundo.Cada batida , cada ritmo, cada movimento diario, cada melodia que o vento traz leva com ele a nossa incessante vontade de entrega, entrega e entrega.
A ponta do pé de onde se firma o chão ,a bailarina voa, flutua, como uma fada, etérea e encantada.
Tatiana Hèlené Leskova
Tatiana nasceu em Paris em 6 de dezembro de 1922, é de origem russa, mas foi naturalizada brasileira. Aos 13 anos de idade já estava na Opera Comique de Paris, aos 16 anos chegou ao Original Ballet Russo De Coronel de Basil, em Londres.
Nos EUA, estreou sob a regência de Stravinsk, de quem foi amiga pro resto da vida.
Fugiu da guerra, e veio parar na América do Sul, onde encontrou o homem de sua vida , um aristocrata brasileiro que chamava-se Luis Reus. O casal viveu alguns anos em Buenos Aires, mas foi no Rio de Janeiro que a carreira de Leskova brilhou, ela trocou o original Ballet Russo, por um show no Golden Room do Copacabana Palace.
À partir dai formou a primeira companhia de dança do Teatro Municipal do Rio.
O livro "TATIANA LESKOVA UMA BAILARINA SOLTA PELO MUNDO"(Suzana Braga) é um sucesso em vendas, uma biografia muito bem escrita e descrita, e sinceramente acredito que um dia essa biografia irá parar no cinema.
Com seu profundo conhecimento em artes plásticas em 1960, Tatiana criou a coreografia " Le Foyer de la Danse": " A casa da dança" com música de Prokoiev, e tendo como temas as pinturas pasteis do pintor, escultor, impressionista:
Edgar Degas.
Edgar Hilaire Germain Degas, foi um gravurista, pintor e escultor francês, que viveu no século XIX.
Degas, tinha uma maneira peculiar de retratar as bailarinas, há muitas gravuras esculturas e pinturas de bailarinas de várias formas, cores e luzes. Em uma visita ao Masp, você pode facilmente encontrar vários trabalhos do artista.
Leskova ,teve muito êxito durante sua carreira, graças a sua inteligência e seu dom, ganhou vários prêmios pelo mundo à fora, hoje Tatiana vive no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema .
Tatiana foi além da sua arte , porque sua cultura e seu espírito corajoso , porém disciplinado à fez romper as barreiras do seu país de origem e quebrar as convenções. Para mim, sem dúvidas é a minha bailarina perfeita; uma visionária que me inspirou muitas vezes.
Merci Madame Tatiana Hélene!!!!!!!!!
Eu comparo o ballet como uma escola militar por sua disciplina, ordem e postura, mas quando me refiro à essa arte , acredito profundamente que é uma filosofia que você carrega pro resto da sua vida, uma vida de dedicação dura e árdua por alguns minutos de palco e aplausos.
Au revoir
et a Bientot
TATIANA JUSTEL homenageando la Madame TATIANA LESKOVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário