quarta-feira, 13 de julho de 2011



Eu sempre tive uma certa rejeição à RENOIR, não sei bem explicar, talvez porque aprendi a gostar do impressionismo e não enxergava nos trabalhos de Renoir esse traço comum dos impressionistas; Ele era o oposto do impressionismo.Estudando sobre arte, fui aprofundando cada vez mais na vida , nas obras dos grandes artistas. RENOIR ficou reconhecido como o artista que fascinava os doadores. Vocês sabiam ,que o Museu de Arte de São Paulo, começou modestamente em uma salinha em 1947, mas um empreendedor que se chamava Assis Chateubriand  e mais um conhecedor de arte que se chamava Pietro Maria Bardi fez do MASP um dos mais centros de cultura do pais. Tendo valiosos acervos com nomes mundias da pintura.

CHATEUBRIAND


Cezanes, Modiglianis e Manets, foram desaparecendo rapidamente, por preço de banana.
Era um processo irreversível  por causa da crise da II Grande Guerra Mundial , não havia outra alternativa, senão passar adiante suas obras.
E justo nessa época o Brasil era o pais do CAFÉ, nas galerias sempre se encontravam clientes disponíveis, os barões do café, era os maiores apreciadores.
Era uma oportunidade para o Masp não desperdiçar, e aproveitou. Fez a festa......
Foi assim que conseguiu reunir o maior e melhor acervo de Renoir, 12 óleos e uma escultura, entre as peças doadas.
" A Banhista com o Cão de Grifo " 1870,
As duas outras obras também do período Vitoriano são: Retrato de Martha Bèrnad,1879.

Rosa e Azul, de 1881,

A Menina com as Espigas , 1888, quando ai começa a pintar como impressionista. Amem!

A maioria das obras foram adquiridas entre 1948 e 1952, com contatos e viagens de Chateubriand. E uma das suas frases eram: "...não é a mesma coisa que entrar num supermercado e escolher um produto, cada obra tem sua estoria...", Chateubriand passou a preocupar-se com essa demanda de doadores, mas como sempre há excecões todos queriam doar RENOIR, por isso se explica esse grande acervo e melhor no Museu do Masp em São Paulo; AHHHHHHHHH, para mim também foi uma surpresa.
Havia um desiquilíbrio enorme entre as outras obras de pintores famosos, para uma pinacoteca limitada era um exagero o numero de obras de Renoir. Mas cavalo "doado não se olha os dentes". Havia um desnível enorme, imaginem vocês  76 esculturas de Edgar Degas sobre bailarinas.Ha trinta anos atras, o acervo estava avaliado em 4 e 5 milhões de dólares  Graças ao nosso café, e os nossos generosos doadores! Que nunca quiseram aparecer!
Um plano muito ambicioso,foi a construção do Masp. Desde 1968, o prédio do Masp se encontra na avenida Paulista, em um edifício projetado pela arquiteta Lina Bobardi, ainda hoje é um grande centro artístico  com o sentido mais amplo do que simplesmente expor quadros .
Se você nunca visitou, vale a pena, é um belo passeio, aos domingos ha uma feira de antiguidades, bem pertinho um bom café, recomendo!!!!!! .





















Quem foi AUGUSTE RENOIR?
Nasceu em Limognes em 1841, morreu em Cagnes-Sur-Mer em 1919;
Foi para o grupo dos impressionistas bem mais tarde, porque teve uma grande influencia de RAFAEL, estilo Vitoriano.

Hoje esta espalhado pelo mundo, Mas com certeza as melhores obras estão no Masp e no Musee D'Orsay en Paris.
Ele não  pintou como também retratou a vida parisiense como ninguém.
La bal de Moulin de Galette 1876, em Mon Marte.

Hoje ter um Renoir é um luxo, suas obras valem milhões  algumas famílias quatrocentonas ainda guardam algum Renoir, da época do café, mas é raridade.


O FILME   "RENOIR"
Mais do que uma cinebiografia dita, "Renoir" de Gilles Bourdous,recria um atmosfera de luzes,cores, sombras, natureza e afetividade que cercava o artista, traçando o perfil não só de um homem, mas do patriarca de todo um clã de artistas.
Trailer do Filme



Les rives de la Seine, a constaté un Renoir
Paris 2010

Tatiana Justel

Nenhum comentário:

Postar um comentário