CHATEUBRIAND
Cezanes, Modiglianis e Manets, foram desaparecendo rapidamente, por preço de banana.
Era um processo irreversível por causa da crise da II Grande Guerra Mundial , não havia outra alternativa, senão passar adiante suas obras.E justo nessa época o Brasil era o pais do CAFÉ, nas galerias sempre se encontravam clientes disponíveis, os barões do café, era os maiores apreciadores.
Era uma oportunidade para o Masp não desperdiçar, e aproveitou. Fez a festa......
Foi assim que conseguiu reunir o maior e melhor acervo de Renoir, 12 óleos e uma escultura, entre as peças doadas.
" A Banhista com o Cão de Grifo " 1870,
As duas outras obras também do período Vitoriano são: Retrato de Martha Bèrnad,1879.
Rosa e Azul, de 1881,
A Menina com as Espigas , 1888, quando ai começa a pintar como impressionista. Amem!
A maioria das obras foram adquiridas entre 1948 e 1952, com contatos e viagens de Chateubriand. E uma das suas frases eram: "...não é a mesma coisa que entrar num supermercado e escolher um produto, cada obra tem sua estoria...", Chateubriand passou a preocupar-se com essa demanda de doadores, mas como sempre há excecões todos queriam doar RENOIR, por isso se explica esse grande acervo e melhor no Museu do Masp em São Paulo; AHHHHHHHHH, para mim também foi uma surpresa.
Havia um desiquilíbrio enorme entre as outras obras de pintores famosos, para uma pinacoteca limitada era um exagero o numero de obras de Renoir. Mas cavalo "doado não se olha os dentes". Havia um desnível enorme, imaginem vocês 76 esculturas de Edgar Degas sobre bailarinas.Ha trinta anos atras, o acervo estava avaliado em 4 e 5 milhões de dólares Graças ao nosso café, e os nossos generosos doadores! Que nunca quiseram aparecer!
Um plano muito ambicioso,foi a construção do Masp. Desde 1968, o prédio do Masp se encontra na avenida Paulista, em um edifício projetado pela arquiteta Lina Bobardi, ainda hoje é um grande centro artístico com o sentido mais amplo do que simplesmente expor quadros .
Se você nunca visitou, vale a pena, é um belo passeio, aos domingos ha uma feira de antiguidades, bem pertinho um bom café, recomendo!!!!!! .
Quem foi AUGUSTE RENOIR?
Nasceu em Limognes em 1841, morreu em Cagnes-Sur-Mer em 1919;
Foi para o grupo dos impressionistas bem mais tarde, porque teve uma grande influencia de RAFAEL, estilo Vitoriano.
Hoje esta espalhado pelo mundo, Mas com certeza as melhores obras estão no Masp e no Musee D'Orsay en Paris.
Ele não só pintou como também retratou a vida parisiense como ninguém.
La bal de Moulin de Galette 1876, em Mon Marte.
Hoje ter um Renoir é um luxo, suas obras valem milhões algumas famílias quatrocentonas ainda guardam algum Renoir, da época do café, mas é raridade.
O FILME "RENOIR"
Mais do que uma cinebiografia dita, "Renoir" de Gilles Bourdous,recria um atmosfera de luzes,cores, sombras, natureza e afetividade que cercava o artista, traçando o perfil não só de um homem, mas do patriarca de todo um clã de artistas.
Trailer do Filme
Les rives de la Seine, a constaté un Renoir
Paris 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário