sexta-feira, 15 de julho de 2011










BUENOS DIAS



Quando comecei a estudar a vida de Pablo Picasso, não tinha a nitida noção do que iria encontrar.....





Esse post eu dou de presente a minha amiga espanhola Margarita Werner, que hoje vive em Garenne Colombes ao lado de seu amado Claude Werner. Estraño amigos!!!! Los quiero mucho!!!!




O nome que predomina no desenvolvimento das artes durante este seculo e ao qual são inevitavelmente atribuidas as mudanças mais revolucionarias é o de Pablo Picasso.





Devemos à ele em grande parte a concepção de arte como um poderoso meio emocional mais do que a busca da perfeição de formas ideais de beleza. Os artistas da epoca nao aceitaram isso muito bem!!!!!





Desde cedo , a duvida e a insatisfaçao com as formas academicas levou-o a descobrir que a busca da beleza conforme os padroes nos quais havia sido criado nao era nem de longe seu desejo.





Essa coragem de explorar o desconhecido o fez ser conhecido por um novo estilo O CUBISMO.





Uma das caracteristicas marcantes de suas obras é a versatilidade que ele pode explorar dentro do seu estilo, ele foi responsavel pela a revoluçao artistica mais importante de nosso tempo, atraves de sua pintura com a realidade alargou nossa visao e entendimento do mundo.





Essa tendencia cresceu com o passar do tempo e sua experiencia nas varias formas de expressao se enriqueceu.





Apesar de ter vivido a maior parte de sua vida na França, ele jamais esqueceu suas raizes espanholas. Picasso, nasceu em Malaga, em 1881. Mas mesmo com as influencias francesas, ele nao se limitava ai no centro da arte mundial que era Paris, e continuava firme e forte às suas raizes espanholas.





Sua arte supera de muito o facil encantamento visual, ele preenche um proposito mais que essencial: a intensificação do sentimento e a educação do espirito. Picasso olha pro mundo com uma nova visão nos faz habilita a fazer o mesmo.





AS FASES

FASE AZUL




Durante sua passagem por Paris, ele pinta com cores brilhantes a alegre vida da burguesia vista dos cabarés, jardins publicos, corridas de cavalos.... da para imaginar?





Depois de alguns anos vivendo em Madri , sua disposiçao se modificou e um elemento de melancolia era notavel , em tons de um azul frio.






SALTIMBANCO E FASE ROSA


Mudou-se definitivamente para Paris, alugou um estudio em Montmartre. O carater mais espirituoso e boemio de seus amigos e poetas e a companhia de Fernande Olivier o afastaram desse tema melancolico.Todos queriam seus trabalhos, artistas, colecionadores, era a fase triunfal, Arleguim que sempre foi a personagem favorita na imaginaçao do pintor, fez frequentes apariçoes em suas obras, e o azul frio foi dando lugar a tons de rosa e cinza.




FASE NEGRA





E da tradiçao classica e das distorçoes. Eram usadas livremente para enfatizar o volume e exprimir uma sensaçao emocional.Encontrou o estilo de pintar paisagens , ele via a natureza em forma cilindrica, e o resultado foi grandes obras de naturezas-mortas.





FASE DO CUBISMO ANALITICO






"Senhoritas de Avignon"






Vou resumir: ".... Eu pinto obejtos como os penso e não como os vejo...." Picasso. Ou seja a parencia de um objeto tomado de um ponto de vista, era totalmente insuficiente.





FASE CUBISMO SINTETICO



Expressando todo o amor por sua amada Eva, ele criou " J'aime Eva"




Durante os primeiros anos heroicos do cubismo, Picasso e Braque desenvolveram esse estilo,uma pintura cubista estava se tornando um objeto com direitos proprios, relevos entre pintura e escultura.




FASE CUBISMO E CLASSICISMO




Foi durante a guerra, e o artista sofreu, nao so com a morte de Eva, mas com a dispersão de seus amigos; nessa fase um tema muito repetido era uma mesa carregada de objetos diante de uma janela aberta, com uma garrafa de vinho, violão e uma tijela de frutas, natureza morta. Muito obvio entender a alma de um artista, quando ele esta sofrendo, esta ali, na sua obra!!!!!




Meus queridos, teria paginas e mais paginas para "resumir" a vida desse genio. A fama de Picasso, é atualmente indescutivel! E sempre sera. Se ele tivesse querido tirar vantagem material de toda a riqueza que criou, seria um dos homens mais milionarios do mundo!!! Mas...... artista é artista, so quem é ARTISTA DE VERDADE, sabe . A medida que foi se tornando mais isolado na solidao de sua idade avançada, ficou mais envolvido pela sua arte.Em 1973, Picasso morre. E a unica coisa que pedia era viver com simplicidade, ao lado de sua mulher, e sua arte. Sua frase era: "...CADA PINTURA E UM FRASCO CHEIO DO MEU SANGUE..." ( P. PICASSO.)

PRECISO DIZER MAIS? Nao da vontade de voltar no tempo, E passar nem que seja um dia , um dia so, ao lado desse homem? Intelectualmente indescutivel, sensibilidade afloradissima, generoso e querido , ousado mas sensato, respeitado por todos os amigos artistas e simples....






Queria voltar no tempo, e ser pintada por Picasso.
Nem por V. Gogh, tenho esse anseio.....vai entender!
Hasta luego






Tatiana Justel

Nenhum comentário:

Postar um comentário