sexta-feira, 22 de julho de 2011

De Paris à Arles,de Arles à Saint-Rémy : No caminho da loucura

No auge da sua loucura



Bonjour



"... Ainda lembro muito bem como foi minha viagem de Paris à Arles, eu estava ancioso e impaciente, uma mistura de melancolia e alegria infantil, tinham me invadido..." (VICENT V. GOGH)



Certamente isso ja era um pressagio que o artista teve durante sua viagem. A sua vida iria começar a mudar à partir daquela viagem , sem volta.



V Gogh decide trocar Paris por uma cidade pequena no sul da França que se chama: ARLES.



Seu sonho era montar um atelier comunitario com outros artistas. Quando chega em Arles , aluga uma casa que servia de moradia e atelier.



Para enfeitar seu quarto, ele pinta um quadro de GIRASSOIS, mas insatisfeito, continua pintando incansavelmente , até chegar a um que o agrade. Por isso a série de Girassois.




Pinta o proprio quarto varias vezes, sempre com a cor amarela predominando.




Seu sonho se realiza e nasce a "Casa Amarela"
E agora vamos entender o porque dessa fascinação pelo amarelo.




Devido a suas alteraçoes constantes de humor, e sua pressao sobre os amigos, uma noite um de seus melhores amigos,"Paul Gauguin", resolve sair e deixar a Casa Amarela. Ele sai pelas ruas de Arles, e sente que alguem esta perseguindo-o, os passos aumentam.... e claro, era o assustador e transtornado V Gogh, com uma navalha na mão.



Nesse momento , em questão de segundos , Gauguin se assusta com a figura do amigo e grita. Gogh, gira sobre si mesmo e sai correndo no meio da escuridão.
Paul Gauguin




Estava começando a fase mais triste de Vicent v Gogh.



V Gogh vai ao prostibulo onde mora Rachel, uma mulher por qual ele se apaixonara. Rachel, imediatamente percebe que sua orelha esquerda esta sangrando, ele entrega à ela um lenço ensanguentado e pede para guarda-lo com a seguinte noticia escrita por ele mesmo:



(No ultimo domingo , as 23:30 da noite , Van Gogh, pintor ,nascido na Holanda entrou na casa de tolerancia n° 1, à procura de uma tal Rachel e lhe entrega sua orelha , dizendo guarde cuidadosamente, apos que saiu em disparada).



No dia seguinte a policia local chega em sua casa e o encontra em seu leito, desfalecido e perdendo muito sangue.



Imediantamente o artista é removido para o Hospital Municipal de Arles.Ou melhor dizendo: um hospicio.



Ha duas possibilidades que são especuladas:



1° V Gogh teria imaginado que Paul Gauguin teria um caso com sua amada Rachel.



2° V Gogh estava sob o dominio de um sentimento possessivo sobre seu amigo, e não queria que ele deixasse a Casa Amarela.



Vemos essa triste passagem nesse auto- retrato em que ele aparece com um curativo na orelha e cachimbo na boca, de 1889







Nos, vemos a orelha direita, obvio, ele teria pintado sua imagem pelo espelho, por isso a imagem esta invertida. A orelha decepada foi a esquerda.



Sua orelha esquerda é saturada pelo Dr. Felix, que é presenteado pelo artista com um quadro, como agradecimento.



V Gogh registra toda sua passagem por Arles.Pinta o patio do hospicio, a cidade, as pessoas, os enfermos. Como vemos aqui abaixo O Hospicio de Arles.
Dr. Felix chega a um diagnostico tenebroso para época: Epilepsia - psico-motora.



Mas foi buscar a fundo, o porque que a doença piorava vada vez mais.



O ABSINTO!!!
Totalmente hepatotoxico e neurotoxico, o resultado era : "Xantopsia", ou seja, distorção visual , que leva o usuario a ver objetos de cor amarela!!!!!



Agora se explica claramente , Os Girassois amarelos, A Casa Amarela.... e tudo que ele vinha pintando nos ultimos tempos.



Os moradores de Arles passam a ter medo de v Gogh, ele caminhava pelas ruas transtornado, louco e intoxicado pelo Absent.



Em comum acordo com seu irmao Theo, v Gogh decide se internar voluntariamente em outra cidade, Saint -Rémy /Provence.



No hospital, ele pinta compulsivamente tudo o que observa, mas um de seus quadros mais interessantes em Saint-Rémy, foi o auto-retrato do diretor do hospital , o Sr. Trabuc.



Numa noite, com a permissão do Sr Trabuc, v Gogh, sai da clinica para ver Saint- Rémy e pinta esplendorosamente " STARRY NIGHT" , NOITE ESTRELADA de 1889. Que esta la no topo desta postagem.




Na minha opiniao , é uma das mais belas obras que existem. Ele chega no auge da sua loucura , pintando a sua melhor obra!!!!!




Ufa! Na minha pequena sala, tenho uma reproduçao de Noite Estrelada,de 2 X 2m, que é minha maior riqueza de todos os quadros que tenho.Nunca canso de olhar, de contemplar,eu descanço nessa tela.Cada dia que me paro diante desse quadro , descubro algo novo. A lua e as estrela no tom laranja, as galaxias circunvolutas e os cipestres em forma de labareda, tudo distorcido, deformado.... como ele mesmo se sentia.




Eu pergunto:




- Vicent V Gogh, sera que voce estava sob o efeito de ABSINTO?




ele responde:




- OUI, OUI, OUI MADAME!




Essa com certeza foi a postagem mais dificil de elaborar, tanto sob o aspecto pesquisa, quanto o envolvimento emocional, demais para mim.......





au revoir et a bientot TATIANA JUSTEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário