BONJOUR
Na minha ultima postagem me fizeram uma pergunta bem clara :
Na minha ultima postagem me fizeram uma pergunta bem clara :
- Tatiana ! qual sua arte? voce pinta? esculpe? , faz o que?
Eu esclareci:
- Minha arte, minha vida e dedicação foi ao ballet, mas agora nao da mais , estou velha para ficar nas pontas dos pés rsrsrsrs. Mas acredito que , existem pessoas que nasceram para brilhar e para inspirar e existem pessoas que nasceram para escrever, e escrever sobretudo sobre esses genios, perpetuar a historia da arte.
-Respondido?
Eu uni o gosto de escrever com o amor pela arte.
Conclusão, eu pinto e bordo, escrevendo. Não é arte?
"...Cada obra é um frasco de sangue que retiro do meu corpo..."
(P. Picasso)
Voltando a van Gogh, no ano de 1887 o artista começa a deixar sua marca no impressionismo, podemos ver nitidamente no Autoportrait 1887/ Paris.
Ele vai buscar ele mesmo, como um espelho nesse auto-retrato, é nitido os sinais de sua esquizofrenia, os olhos verdes fundos, a mesma barba ruiva, agora ja mal feita, e falhada, o rosto cadavérico, mais delgado, mais envelhecido.
O que ele esta buscando na sua auto-imagem?
Pode-se ver claramente o destaque dado a sua orelha que quase sempre esta pintada com tons de vermelho, porque?
Ha varias lendas sobre suas orelhas, até musica ja virou, mas nada pode ser visto assim, superficialmente,. Primeiro temos que entender que é atraves da arte que o artista expressa seus medos, desejos, complexos, alegrias, e coisas tambem que estão no seu subconsciente. Van Gogh, tinha alucinaçoes, escutava vozes, o tempo todo, era visivelmente pertubado e onde esta o sentido da escuta? os ouvidos, a orelha!!!!! Diferente de Goya que via fantasmas, mas perdeu definitivamente sua audição.
Agora é facil de compreender, suas orelhas multiladas,e toda essa lenda ao redor das orelhas de v Gogh, em varios dos seus auto-retratos.
Imagino quantas coisas que esse homem passou, ou ouviu, viu e quantas vozes ocultas esto impressas ai em suas obras!!!!!!
Em 1887, v Gogh descobre definitivamente sob caracter autonomo, que Paul Cezane,tinha qualificado seu quadro como "A harmonia paralela à natureza".
O impressionismo é muito mais que uma copia fiel da realidade, sua configuração rapida de linhas e nucleos, levantou o véu entre o mundo e os quadros. E v Gogh, o fez muito bem, segundo outros impressionistas.Allez.....
"La peche au printemps" , pont Clichy, 1887.
Esse quadro multicolorido, esta em um museu em Chicago. "Jandins portagers à Montmarte : la butte Montmartre"
Representa as hortas nas colinas de Montmartre.fase da arte moderna.
Uma maré de busca se derrama sobre o impressionismo, simbolismo, sintetismo, etc etc etc. Era uma maneira de buscar revolucionariamente a arte moderna.Eles revelam tambem como o romance chegou a uma existencia marginalizada, banalizada. Van Gogh transpoe na arte moderna, que ainda era muito jovem, a caracteristica do romance bem eclético.
"Femme nue coucheé" 1887, essa obra pertence à um colecionador privado.
Augustina Segatori au café de Tamborin " 1887
A FASE JAPONESA
"Japonaiseire : pruniers en fleurs" d'apres Hiroshige
Japonaiseire: flores de cerejeiras, depois de Hiroshima.1887
Japonaiseire: flores de cerejeiras, depois de Hiroshima.1887
O Japao tambem, para van Gogh era muito importante, para o desenvolvimento da arte moderna, porque neste momento o Japão estava renascendo dos ataques da guerra, do ataque de Hiroshima e Nagasaki.
Agora compreendo a fascinação do povo japones por van Gogh , isso foi até matéria de telejornal aqui no Brasil, eles vao à Paris , por van Gogh, ha varios, muitos, parecem colonias japonesas , peregrinando pelas ruas , registrando tudo.
"Japonaiserie Oiran" 1887 depois de Kesai Eisen
Pertence a fundaçao van Gogh , Amsterdan.
Para finalizar eu recomendo o filme mais recente sobre a vida de van Gogh. O filme é frances ,é claro que ha muitas fantasias, e muita ficção, mas também conta a estoria maginifica desse genio da arte mundial. Vale a pena ver!!!!!
au revoir
et a bientot
Tatiana Justel
Nenhum comentário:
Postar um comentário