sábado, 30 de julho de 2011

O MELHOR DA STREET ART : "OS GEMEOS"

Bonjour




Imaginem uma cena comigo:




Final do anos 80.....




Dois irmãos, gemeos identicos, pichando os muros da cidade de São Paulo. Adornando as ruas , paredes e becos com uma arte que para epoca era considerada: marginalizada.




Imaginem a policia correndo atraz desses dois jovens rebeldes que so queriam expressar sua arte, pichando tudo o que viam pela frente, colorindo São Paulo.






Da para imaginar???????????



Foi um caminho longo e duro para os gemeos serem reconhecidos e aceitos pelos paulistanos com respeito e admiraçao. Foi pelo caminho das pedras que eles conseguiram ser vistos como verdadeiros artistas .


Se hoje a Street Art, o Grafite tem o seu lugar no mundo na arte, é sem duvidas graças à eles:




Otavio e Gustavo Pandolfo



Os Gemeos




Eles nasceram em 1974, na capital de São Paulo, e começaram a grafitar no bairro onde cresceram, o Cambuci.




Se formaram em Desenho de Comunicaçao, pela Escola Técnica Estadual de Carlos de Campos, e gradualmente tornaram-se uma das influencias mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.


Chegaram ao ponto de ocupar as galerias do Masp (Museu de Arte Moderna),com autonomia de grandes artistas, mas a capital estava ficando pequena para esses dois jovens.




Em 22/08/2008 executaram a pintura da fachada da TATE MODERN em Londres ,para a exposiçao de Street Art ,junto com o grafiteiro brasieliro "Nunca" , com o grupo Faile de New York,com Jr de Paris, Blu da Italia e Sixeart de Barcelona.





TATE




O MODERNO NO VELHO MUNDO
A BAILARINA



".....Os artistas brasileiros conhecidos popularmente como GEMEOS, ainda estao trabalhando frenéticamente em sua instalaçao, 24hs antes de sua estréia na Art Brasil Miami Beach..." (publicado em 2006)
Os temas vão de retrato de familia à critica social e politica.O estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional como pela pichação.

Suas obras são divertidas, brilhantes, nao apenas pelas suas cores,mas na composição de cada detalhe e do pensamento. São irreverentes, como qualquer jovem inconformado , revoltado,revolucionario.

Alem de expor na Tate Modern Londres, os Gemeos chegaram tambem ao Museu do Louvre em Paris, é mole ou quer mais???????Expor no Louvre , é como chegar no cume da montanha!

Otavio disse:

"...O grafite se aprende na rua, nesse sentido Sao Paulo, foi a grande escola..."


Gustavo disse:


"...Quando levamos nossos trabalhos para fora, levamos um pouco daqui do Brasil, conosco..."


Das ruas da capital paulista para..... Grecia, EUA, Cuba, França, Alemanha, Inglaterra e outros paises

Quem vai parar esses meninos??????

Essa semana na cidade de Santos foi realizada a Art Decor, no Mendes Convention Center, uma feira de grande porte, com varias coisas interessantes de decoração. Dentro da feira , os expositores montaram um apartamento no seu tamanho original, todo auto-sustentavel. E
para minha surpresa, em um dos ambientes , encontrei uma tela. No momneto pensei que era de Kael Kasabian, que segue um estilo bem parecido, na minha opinião. Mas essa tela pertence aos Gemeos, e ornava muito bem com o apartamento.
Curiosa, fui perguntar quanto valia. Não sei se rio ou se choro!
Da pra imaginar?


Au revoir

et a bientot

TATIANA JUSTEL

terça-feira, 26 de julho de 2011

KAEL KASABIAN STREET ART

BONJOUR
Kael Kasabian


Passei algumas semanas postando sobre artistas como Goya, Renoir, Picasso, e a ultima semana toda dedicada à V van Gogh. Tive que tomar um ar, respirar, para voltar a escrever. Vou começar a falar de um estilo totalmente diferente. Terei que me esforçar para me desapegar da historia da arte que venho postando.Da época renascentista, romantica, impressionista etc etc etc. Agora volto ao contemporaneo....é um desafio porque não conheço muito.


Mas eu sigo adorando desafios. Allez...



Eu conheci os trabalhos de Kael, na casa de um amigo em comum. De primeira , quando vi suas obras, parei e perguntei:



- O que é isso?


- De quem são?


Era genial,No mesmo dia entrei em contato com Kael via Facebook, e hoje trocamos ideias sobre a arte.Facebook as vezes é cultura e contra-cultura, a diferença é voce quem faz!

Un petit peu avec KAEL KASABIAN

Kael, nasceu em Santos,21 de julho de 1987. Entao vamos homenagear o artista do mes!!!!!!!

Kael começou a desenhar desde pequeno na escola.

Interressante.Porque sempre afirmei que é a escola , o portal da criatividade para criança!!!!! Onde elas descobrem dentro do ludico, o que elas desejam, seus sonhos e fantasias, e o que esta no seu subconsciente em constante evolução.

Kael foi influenciado pelos desenhos japoneses, mas hoje o artista ilustrador, encontrou seu estilo proprio com a Street Art e o Surrealismo.
Geralmente a street art é um termo mais especifico pos-grafite,usado para destinguir as obras de arte publica, contemporanea, de vandalismo e de arte de empresa.
O artista tem desafiando a arte , situando-se nos contextos não-arte.Arstistas de street art não aspiram a mudar a definição de uma obra de arte. Mas questionar o ambiente que existe com a sua propria linguagem.
Tem o objetivo de explanar os milhares de desenhos do universo pop de forma intensa.


STREET ART


TSUNAMI



Uma de suas caracteristicas , sao as bocas costuradas, que ele mesmo defini como uma critica ao conformismo da sociedade.



Cocegas



Os sorrisos desfigurados representam a loucura!




ALGUEM VENDE Imaginaçao? tenho visa !aceita?





O GALO



Perros del COLOR



Casa Rima. Empresa que abusa e usa das cores e estampas personalizadas. Cachorros multicoloridos fazendo a festa.Catalogo de estampas outono/inverno 2011 (Kael Kasabian).


"...neste frio que faz, a imaginaçao ao invéz de congelar, esquenta na cabeça e derrete, escorre pelos olhos , nariz, ouvidos e pinga no papel..."( Kael Kabasian).


PAGU

Essa e a minha preferida! a rosa que brota da mão negra. Vermelho e preto, tudo ou nada, e na direita uma tesoura, o corte.... face e corpo deformormados, em forma de mulher.......




Complicado, sem imaginação..... (Kael Kasabian)



Imagia com imaginação!!!!!! rsrsrsrsr o que seria?





Na minha opinião, as obras de Kael são unicas. As vezes te assustam, te intrigam, botam voce pra pensar mesmo, é revolucionaria, sempre tem a sua mensagem, é forte, multicolorida e as vezes passa daquilo que nossos sentidos podem observar, ou seja, voce tem que viajar.



Ao mesmo tempo, tem algo tenue, as linhas sao finas, tem algo maternal, mesmo nos mostros ha um sorriso, um olhar, puro, genuino, a boca costurada e o sorriso da loucura. Paradoxal!!!



Hoje Kael vive no Espirito Santo. Mas esperamos esse jovem um dia expor aqui na sua cidade: Santos. Nos merecemos isso!



ops. Kael eu também sou louca por fuscas!!!! rrsrsrsrsr



Onde podemos escontrar mais detalhes sobre seus trabalhos?



http://kaelkasabian.blogspot.com/



www.flickr.com/photos/kaelkasabian



Sucesso , sulrreal para Kael!!!!



au revoir



et a bientot



TATIANA JUSTEL



sexta-feira, 22 de julho de 2011

De Paris à Arles,de Arles à Saint-Rémy : No caminho da loucura

No auge da sua loucura



Bonjour



"... Ainda lembro muito bem como foi minha viagem de Paris à Arles, eu estava ancioso e impaciente, uma mistura de melancolia e alegria infantil, tinham me invadido..." (VICENT V. GOGH)



Certamente isso ja era um pressagio que o artista teve durante sua viagem. A sua vida iria começar a mudar à partir daquela viagem , sem volta.



V Gogh decide trocar Paris por uma cidade pequena no sul da França que se chama: ARLES.



Seu sonho era montar um atelier comunitario com outros artistas. Quando chega em Arles , aluga uma casa que servia de moradia e atelier.



Para enfeitar seu quarto, ele pinta um quadro de GIRASSOIS, mas insatisfeito, continua pintando incansavelmente , até chegar a um que o agrade. Por isso a série de Girassois.




Pinta o proprio quarto varias vezes, sempre com a cor amarela predominando.




Seu sonho se realiza e nasce a "Casa Amarela"
E agora vamos entender o porque dessa fascinação pelo amarelo.




Devido a suas alteraçoes constantes de humor, e sua pressao sobre os amigos, uma noite um de seus melhores amigos,"Paul Gauguin", resolve sair e deixar a Casa Amarela. Ele sai pelas ruas de Arles, e sente que alguem esta perseguindo-o, os passos aumentam.... e claro, era o assustador e transtornado V Gogh, com uma navalha na mão.



Nesse momento , em questão de segundos , Gauguin se assusta com a figura do amigo e grita. Gogh, gira sobre si mesmo e sai correndo no meio da escuridão.
Paul Gauguin




Estava começando a fase mais triste de Vicent v Gogh.



V Gogh vai ao prostibulo onde mora Rachel, uma mulher por qual ele se apaixonara. Rachel, imediatamente percebe que sua orelha esquerda esta sangrando, ele entrega à ela um lenço ensanguentado e pede para guarda-lo com a seguinte noticia escrita por ele mesmo:



(No ultimo domingo , as 23:30 da noite , Van Gogh, pintor ,nascido na Holanda entrou na casa de tolerancia n° 1, à procura de uma tal Rachel e lhe entrega sua orelha , dizendo guarde cuidadosamente, apos que saiu em disparada).



No dia seguinte a policia local chega em sua casa e o encontra em seu leito, desfalecido e perdendo muito sangue.



Imediantamente o artista é removido para o Hospital Municipal de Arles.Ou melhor dizendo: um hospicio.



Ha duas possibilidades que são especuladas:



1° V Gogh teria imaginado que Paul Gauguin teria um caso com sua amada Rachel.



2° V Gogh estava sob o dominio de um sentimento possessivo sobre seu amigo, e não queria que ele deixasse a Casa Amarela.



Vemos essa triste passagem nesse auto- retrato em que ele aparece com um curativo na orelha e cachimbo na boca, de 1889







Nos, vemos a orelha direita, obvio, ele teria pintado sua imagem pelo espelho, por isso a imagem esta invertida. A orelha decepada foi a esquerda.



Sua orelha esquerda é saturada pelo Dr. Felix, que é presenteado pelo artista com um quadro, como agradecimento.



V Gogh registra toda sua passagem por Arles.Pinta o patio do hospicio, a cidade, as pessoas, os enfermos. Como vemos aqui abaixo O Hospicio de Arles.
Dr. Felix chega a um diagnostico tenebroso para época: Epilepsia - psico-motora.



Mas foi buscar a fundo, o porque que a doença piorava vada vez mais.



O ABSINTO!!!
Totalmente hepatotoxico e neurotoxico, o resultado era : "Xantopsia", ou seja, distorção visual , que leva o usuario a ver objetos de cor amarela!!!!!



Agora se explica claramente , Os Girassois amarelos, A Casa Amarela.... e tudo que ele vinha pintando nos ultimos tempos.



Os moradores de Arles passam a ter medo de v Gogh, ele caminhava pelas ruas transtornado, louco e intoxicado pelo Absent.



Em comum acordo com seu irmao Theo, v Gogh decide se internar voluntariamente em outra cidade, Saint -Rémy /Provence.



No hospital, ele pinta compulsivamente tudo o que observa, mas um de seus quadros mais interessantes em Saint-Rémy, foi o auto-retrato do diretor do hospital , o Sr. Trabuc.



Numa noite, com a permissão do Sr Trabuc, v Gogh, sai da clinica para ver Saint- Rémy e pinta esplendorosamente " STARRY NIGHT" , NOITE ESTRELADA de 1889. Que esta la no topo desta postagem.




Na minha opiniao , é uma das mais belas obras que existem. Ele chega no auge da sua loucura , pintando a sua melhor obra!!!!!




Ufa! Na minha pequena sala, tenho uma reproduçao de Noite Estrelada,de 2 X 2m, que é minha maior riqueza de todos os quadros que tenho.Nunca canso de olhar, de contemplar,eu descanço nessa tela.Cada dia que me paro diante desse quadro , descubro algo novo. A lua e as estrela no tom laranja, as galaxias circunvolutas e os cipestres em forma de labareda, tudo distorcido, deformado.... como ele mesmo se sentia.




Eu pergunto:




- Vicent V Gogh, sera que voce estava sob o efeito de ABSINTO?




ele responde:




- OUI, OUI, OUI MADAME!




Essa com certeza foi a postagem mais dificil de elaborar, tanto sob o aspecto pesquisa, quanto o envolvimento emocional, demais para mim.......





au revoir et a bientot TATIANA JUSTEL

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O impressionismo, a loucura e a arte moderna de van Gogh












BONJOUR
Na minha ultima postagem me fizeram uma pergunta bem clara :




- Tatiana ! qual sua arte? voce pinta? esculpe? , faz o que?




Eu esclareci:




- Minha arte, minha vida e dedicação foi ao ballet, mas agora nao da mais , estou velha para ficar nas pontas dos pés rsrsrsrs. Mas acredito que , existem pessoas que nasceram para brilhar e para inspirar e existem pessoas que nasceram para escrever, e escrever sobretudo sobre esses genios, perpetuar a historia da arte.




-Respondido?




Eu uni o gosto de escrever com o amor pela arte.




Conclusão, eu pinto e bordo, escrevendo. Não é arte?




"...Cada obra é um frasco de sangue que retiro do meu corpo..."



(P. Picasso)




Voltando a van Gogh, no ano de 1887 o artista começa a deixar sua marca no impressionismo, podemos ver nitidamente no Autoportrait 1887/ Paris.





Ele vai buscar ele mesmo, como um espelho nesse auto-retrato, é nitido os sinais de sua esquizofrenia, os olhos verdes fundos, a mesma barba ruiva, agora ja mal feita, e falhada, o rosto cadavérico, mais delgado, mais envelhecido.




O que ele esta buscando na sua auto-imagem?




Pode-se ver claramente o destaque dado a sua orelha que quase sempre esta pintada com tons de vermelho, porque?




Ha varias lendas sobre suas orelhas, até musica ja virou, mas nada pode ser visto assim, superficialmente,. Primeiro temos que entender que é atraves da arte que o artista expressa seus medos, desejos, complexos, alegrias, e coisas tambem que estão no seu subconsciente. Van Gogh, tinha alucinaçoes, escutava vozes, o tempo todo, era visivelmente pertubado e onde esta o sentido da escuta? os ouvidos, a orelha!!!!! Diferente de Goya que via fantasmas, mas perdeu definitivamente sua audição.




Agora é facil de compreender, suas orelhas multiladas,e toda essa lenda ao redor das orelhas de v Gogh, em varios dos seus auto-retratos.




Imagino quantas coisas que esse homem passou, ou ouviu, viu e quantas vozes ocultas esto impressas ai em suas obras!!!!!!





Em 1887, v Gogh descobre definitivamente sob caracter autonomo, que Paul Cezane,tinha qualificado seu quadro como "A harmonia paralela à natureza".




O impressionismo é muito mais que uma copia fiel da realidade, sua configuração rapida de linhas e nucleos, levantou o véu entre o mundo e os quadros. E v Gogh, o fez muito bem, segundo outros impressionistas.Allez.....





"La peche au printemps" , pont Clichy, 1887.
Esse quadro multicolorido, esta em um museu em Chicago.







"Jandins portagers à Montmarte : la butte Montmartre"
Representa as hortas nas colinas de Montmartre.




fase da arte moderna.




Uma maré de busca se derrama sobre o impressionismo, simbolismo, sintetismo, etc etc etc. Era uma maneira de buscar revolucionariamente a arte moderna.Eles revelam tambem como o romance chegou a uma existencia marginalizada, banalizada. Van Gogh transpoe na arte moderna, que ainda era muito jovem, a caracteristica do romance bem eclético.




"Femme nue coucheé" 1887, essa obra pertence à um colecionador privado.



Augustina Segatori au café de Tamborin " 1887





A FASE JAPONESA




"Japonaiseire : pruniers en fleurs" d'apres Hiroshige
Japonaiseire: flores de cerejeiras, depois de Hiroshima.1887




O Japao tambem, para van Gogh era muito importante, para o desenvolvimento da arte moderna, porque neste momento o Japão estava renascendo dos ataques da guerra, do ataque de Hiroshima e Nagasaki.




Agora compreendo a fascinação do povo japones por van Gogh , isso foi até matéria de telejornal aqui no Brasil, eles vao à Paris , por van Gogh, ha varios, muitos, parecem colonias japonesas , peregrinando pelas ruas , registrando tudo.




"Japonaiserie Oiran" 1887 depois de Kesai Eisen





Pertence a fundaçao van Gogh , Amsterdan.








Para finalizar eu recomendo o filme mais recente sobre a vida de van Gogh. O filme é frances ,é claro que ha muitas fantasias, e muita ficção, mas também conta a estoria maginifica desse genio da arte mundial. Vale a pena ver!!!!!




au revoir




et a bientot




Tatiana Justel


terça-feira, 19 de julho de 2011

Paris. A metamorfose de van Gogh .Na vida e na Arte

Crane a la cigarrete, 1885


Bonjour





Vicent ja esta em Paris, e acredito que foi o momento mais marcante de sua transformação artistica e pessoal.Em sua permanencia em Paris, ele pintou 230 quadros, foi o periodo mais fecundo, mais forte do artista. Suas obras eram mais heterogenias que das outras épocas. São o resultado de dois anos de experiencia sem cessar e renovadas.




Em Paris ,van Gogh abandona a ligaçao ao terror que o marcou nos seus anos de aprendizagem, sua energia é produtiva, seu ritmo é frenético, e seu trabalho nasce de uma ideia genial!!!!!




Ele deixa as paisagens à medida que criou uma serie de rostos, os autos-retratos. Ele percebe o universo pictorio da alegria ao vivo do realismo descritivo do impressionismo.

Jeune fille en blanc au la foret, 1882, paisagens.


Para poder comparar essa metamorfose de realismo ao impressionismo.



Fluer de champs 1886, Flores do Campo










Podemos observar , duas siluetas furtivas nesta obra desertica por homens, mas extra carregadas de significados que povoam o mundo do artista, de sombras que se prestam a suspeita anonima de uma cena familiar.
Lanço o desafio: Voce consegue ver nessa obra ai de cima, essas duas siluetas?
Preste a atençao!


"Trois paires de souliers" 1886



Essa sacada foi de mestre mesmo.Botas enfileiradas, atras de um pano amarelo, sapatos pressionando uns aos outros, sinal distorcido de um artista que ja percorreu um caminho longo e desgastante, como o couro que vemos por fora das botas, gastas pelo tempo.


Em sua fantasia a liberdade em nada esta sujeita à regras rigidas.
Ele esta em busca de cores, que realize grandes projetos, longe da autonomia das cores respeitadas em questao. Embora essa mudança ainda o faz ser fiel aos locais e cores para o aspecto de suas razoes.
Toda atençao esta focada para as Cores!!!!
Isso afeta diretamente no coraçao do problema , o seu trabalho de 1886, em que ele quer fazer aquilo que ele presencia e vive e ve.
A inclinaçao ainda esta buscando a correçao para a realidade que ele necessita.
Como podemos ver em " Vue de Paris de la chambre de van Gogh, rue Lipec. 1886


Para finalizar essa fase de transformaçao, nao posso deixar de mencionar seus auto-retratos.



"Autoportrait au chapeau de paille",1887
Podemos perceber, os traços mais grosseiros, a barba mais avermelhada, cores mais alegres , vivas, contraste do chapeu amarelo com o azul de sua camisa. O mesmo olhar vago e profundo, e o mais importante, sua orelha esquerda , vermelha como sangue.






No you tube , ha uma homenagem a Vicent van Gogh, muito linda.



Clik em Tributo, com a musica Starry, Starry Night......



A musica fala examente o que ele é, foi e sempre sera: imcompreendido, perdido nesse mundao.





Fundiria o mais remoto passado ao mais longinquo futuro, so para estar ao lado desse genio. ( T Justel)





Au revoir



et a bientot



Tatiana Justel

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A VIDA E SUA OBRA VICENT van GOGH, 1853 à 1886







Bonjour





Essa semana decidi mergulhar de corpo e alma na vida e na obra de Vicent van Gogh.


Vou compartilhar detalhes de fases durante sua carreira, até os fins de sua vida.


Vicent nasceu em 30 de março de 1853, Holanda. E morreu em 1890, Auvers au Oise/Paris.


Filho de Theodorus van Gogh e Anna Cornélia van Gogh, um casal tipico holandes, pastores de religiao tradissionalissima, repressores , enérgicos , extremistas e severos.


Vicent, teve 5 irmãos, mas entre eles o mais novo também ficou famoso, Theo van Gogh. Vicent tinha verdadeira fascinação por seu irmao, admiraçao que podemos ver hoje publicada em livros, " Cartas para Theo". Ele poderia ter sido alem de um genio da pintura, um grande poeta , escritor, literario, enfim um artista completo.


A sua infancia foi bem simples, campones, viviam numa vila que se chamava La Haye, e foi onde Vicent começou a dar seus primeiros traços, e rascunhos.


O pai, autoritario e severo sempre foi contra, acredito que foi à partir dai que Vicent começa a sua batalha , pelo amor de sua arte.Seu primeiro emprego foi num atellieur pequeno, e ele era so um qprendiz de 16 anos.


1883, Van Gogh,pintou La Haye, a vila onde viveu. Ja podemos sentir pela obra algo especial, mas ao memo tempo parece que o artista se escondia nas suas pinturas nebulosas, sombrias e escuras. Quase sempre pintava as paisagens , natureza morta, bem morta, como ele proprio se sentia, Van Gogh pintava as coisas do seu dia dia, simples ....






LA Haye esta no Museu de Amsterdam, e pertence a Fundaçao van Gogh.






1883 - 1885





Considerando todas os lugares onde ele passou, Nuenen foi onde ele viveu por mais tempo. Um de seus primeiros quadros pintados ai, foi "A saida da Igreja de Nuenen" de 1884.






E depois "Natureza morta A Biblia Aberta" 1885. Ambos estão em Amsterdam.



Mas foi ainda em 1885, que ele se consagrou quando pintou o famoso " Os Comedores de Batatas". Um quadro sombrio, os camponeses comendos batatas com as proprias maos que as colheram, sob a luz da lamparina. Imagino o artista vivendo esse momento, onde chegava o seu valor pelo simples, pelas pessoas, paisagens, camponeses, pelo ser humano na sua natureza primitiva.

1885 - 1888 Anvers à Paris

A vila de Anvers foi so o bilhete de entrada para Vicent chegar à Paris.
Foi nessa fase que ele descobriu os Auto-retratos, e pintou o seu primeiro, em 1886.
" Auto-retrato com chapéu de feutro". Ele , visto por ele mesmo, um olhar vago, barbas ruivas, rosto delgado, expressao profunda, como se houvesse um abismo entre ele e seu mundo ao redor.


Excentricidade pura, vaidade anulada, um rosto duro, sofrido, velho.
Chegando em Paris, ele pintou 1886.
" Montmartre, le carriers, les moulins"
Que também se encontra no Museu de van Gogh em Amsterdam.





Pintou, " La terrace du jardin de Luxembourg" 1886. A orla, ou o terraço dos jardins de Luxembourg. Ele ja estava encantado por Paris. Mas isso vou deixar para amanha.


Fato que marcou muito, foi em 2005, quando conheci o Alberge Ravoux, a Mason de van Gogh, situada em Auvers ou Aise , aproximativamente 30 km de Paris.











Tive a sorte de conhecer o diretor do museu, um portugues , radicado na França, fanatico por Van Gogh , muito simpatico, Jean Louis. Que me deu gentilmente de presente o passport de Musee de van Gogh, para eu poder entrar em qualquer museu , passe livre rsrsrsrsr
Passamos horas falando sobre o artista , percorri pela pensão onde Vicent viveu até o fim dos seus dias. Demoradamente toda a pensão, as escadas ja tortas que levam aos aposentos de Vicent, o lugar onde ele sentava para saborear sua sopa e batatas cozidas, seu prato predileto, percorri os caminhos onde levava aos campos de trigo, onde ele chegou a pintar 100 quadros por dia, compulsivamente. Foi magico!!!! Nao ha outras palavras para decifrar.
O quarto onde Vicent Van Gogh viveu e foi encontrado morto



Curiosamente, esse museu não contem nenhuma obra famosa do artista, sobrevive da vida dele, de suvenirs de tudo que voce possa imaginar, de um bistrot, onde antes funcionava o restaurante da pensão, e so. Jean Louis, esta na briga para trazer um quadro para colocar ai, mas é luta de peixe grande minha gente, hoje esses quadros valem ouro, ou melhor euros, milhoes de euros, e estao espalhados pelo mundo , nos grandes museus, atelliers de luxo, e nas mãos de colecionadores caprichosos. Grande contradiçao para um homem que dizia:



"...Minha unica ambição é um dia poder fazer uma exposição dos meus quadros , em algum petit café de Paris..."



"...E como é dificil de ser uma pessoa simples..."



Frases do proprio artista. Que nasceu e morreu pobre.



Pra finalizar o post de hoje deixo uma poesia.





Covardia


O que me falta é a coragem de fazer como Gaugin e ir pintar as ilhas e as mulheres dos mares do sul


Não cair em Jack London


mas pintar pelo menos céus amarelos como os girassois de van Gogh


e beber absinto como Rimbaud


o que me falta é coragem para ir ao encontro que marquei comigo mesmo


em uma esquina do mundo onde nunca me encontrei.


(autor desconhecido).





et a bientot
Tatiana Justel