segunda-feira, 20 de junho de 2011

COMIDA é ARTE

BONJOUR

Aspectos sociais e culturais da alimentação do brasileiro atravéz dos tempos.

A gente não quer so comida

A gente quer comida

diversao e arte


A gente não quer so comida


A gente quer saida


Para qualquer parte



(Titãs: Arnanldo Antunes, Marcelo Fromer/Sergio Brito , 1987) COMIDA





A alimentação abrange inumeros aspectos das relações sociais de uma comunidade. No Brasil , ha uma variedade de ingredientes imensa, o que torna a alimentação ainda mais rica e diversificada.


Escolhi alguns artistas , que exaltam os elementos de uma alimentação tipicamente brasileira em suas obras em diversas epocas do Brasil.

Dificil uma definição sobre nossa culinaria, o Brasil teve uma contribuição multicultural.



Vou começar por Jean- Baptiste Debret



Integrante da missão francesa no Brasil, Debret pintou a sociedade brasileira do sec. XIX, essa imagem retrata bem a relação das classes abastadas do Rio de Janeiro com seus escravos. Ele utilizou o termo "pitoresco"com a idologia de precisao, clareza e habilidade artistica em representar e preservar o passado daquela sociedade.Participou da Escola Imperial de Belas Artes no Rio de janeiro, e de volta a Paris publicou a "Viagem Pitoresca e Historica do Brasil."





O JANTAR, 1839


























Estevão Silva


Formado pela academia Imperial de Belas Artes e um dos melhores pintores de naturezas-mortas do Brasil. Especializou-se na pintura de frutos que constitui parte substancial de sua obra.Ha uma particularidade enorme sobre esse artista, ele costumava se esconder atras de seus quadros, se analisarmos bem , conseguimos ver seu rosto, la em cima no canto direito.Desse modo conseguiu estimular não so a visão , mas tambem o olfato de quem admirava suas obras, proporcionando uma experiencia sensorial mais abrangente.











Natureza-morta, 1884






Tarsila do Amaral


Uma das principais representantes do modernismo brasileiro, Tarsila foi uma das maiores pintoras. Vou dar destaque 1922, A Semana da Arte Moderna, formada pelo grupo dos cinco, Tarsila, Mario de Andrade, Anita Mafaltti, Oswald Andrade e Menotti Piccha.
Mas foi em 1923 , que Tarsila pintou "Abaporu" vem de "Aba" (homem)e "Poru"(que come). Significa o mesmo que antropofagia do grego "Antropos"(homem) "fagia" (comer), ou seja, "HOMEM QUE COME"





Abaporu, 1928











Noel Rosa





" Conversa de Botequim"






Seu garçom faça o favor de me trazer depressa


uma boa média que não seja requentada


um pão bem quente com manteiga à beça


um guardanapo um copo d'agua bem gelado


fecha a porta da direita com muito cuidado


pois não estou exposto a ficar ao sol


va perguntar ao seu fregues do lado


qual foi o resultado do futebol......

e por ai vai ,

Essa semana continuarei falando de arte e culinaria, temos tanta riqueza no nosso pais, tanto pra uma como para a outra. Que seria injusto não falar de todos, ate nos dias atuais cantores , escritores , musicos, misturam sua arte com a comida.

Quem foi mesmo que disse: "Nem so de pão vive o homem"! ah,!!!!!!!!


au revoir et bientot


Tatiana JUSTEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário