Faz um mes que decidi criar esse blog. O motivo era tão obvio , e tão simples: Eu amo a historia da arte!
E tudo começou, numa pequena exposição que aconteceu numa bienal no Teatro Municipal de Santos. Eu era bailarina da escola de bailado, e tinha acesso à todas as galerias, eu era cria da casa, na época em que o secretario de cultura era Tanah Correa, que o administrador era o tio Varela, enfim eram bons tempos de SECULT.
Não havia um fim de semana se quer que eu perdesse uma peça, um musical, um ballet, as vezes assistia das coxias mesmo, e as vezes, (segredo)!!! No ultimo andar nas salas de ballet, havia uma saida secreta de uma salas , passava por um corredor horripilante, mas valia a pena, tinha a melhor vista do palco, dava para ver a plateia, a iluminaçao, os artistas se aquecendo, se preparando, ahhhh quantas coisas que eu presenciei. Era uma especia de ponte de ferro que cortava o palco inteiro. Por isso e por tantas coisas, que aprendi a amar a arte, e respeitar o artista, seja como for, dos grandes , aos que se esforçam sem medo de serem julgados.
E foi numa dessas bienais, que eu conheci Vicent Van Gogh.
Eu nao entendia nada, so sabia que eram replicas, claro.
Os impressionistas. Vi os jardins de Monet em sua casa em Ginerny, Vi as bailarinas de Degas, Manet, Pissaro, Gauguin....mas quando passei diante de Van Gogh, parei. Eu tinha 13 anos de idade, nunca irei esquecer isso, quando estarreci diante de sua obra: " OS CORVOS". Muitos acreditam que foi durante essa pintura que Van GOGH decidiu se matar.
Bom, especulaçoes ha em todos os lugares, mas sempre serão especulaçoes o fato é o que realmente importa, o trabalho é lindo, e considerado um dos mais belos de todos os impressionistas.
Queria entender, mas estava mas fascinada pela paisagem, do que outra coisa, e é simplesmente isso que o impressionismo te causa, a impressao. O sera ? O que significa isso? Era tao lindo, tao profundo.
V Gogh, tem a capacidade de te trazer para a situaçao, epoca e momento de sua proposta, é uma mistura de desenho animado em terceira dimensao, com uma verdade, cheia de cores brilhantes, sem se preocupar com o classicismo , e a perfeiçao. E foi ai que me apaixonei, por esse artista. Eu tinha 13 anos, e comecei a estudar a vida e a obra de Vicent Van Gogh.
Esse foi meu primeiro post aqui no blog......
Dia 10 de junho de 2011.
Para estrear meu blog não poderia deixar de homenagear meu artista preferido. Um dos mais excentricos e completos de todos os tempos. Vicent Van Gogh, foi um dos maiores pintores impressionistas da sua epoca, respeitado por artistas renomados, como Monet, Degas,Paul Cezane.
Van Gogh foi diagnosticado muito cedo pelo seu amigo medico Dr.Gachet, tinha esquizofrenia cronica, que nao o impedia de expressar sua arte.
Infelizmente esse genio nao foi reconhecido , nem ficou rico, alias quem mais faturou foi seu irmao Theo , o qual Van Gogh era apaixonado.
Em suas pinturas podemos observar traços que mas parecem desenhos animados , desenhos em 3D, suas cores sao ilimitadas, tons nunca vistos, manific.
Noite Estrelada esta no museu de Orsay em Paris, um dos mais lindos na minha opiniao, tive a oportunidade de chegar bem perto e contemplar essa obra , e ainda visitar Auvers au Oise uma cidade que vive e respira Van Gogh, onde podemos visitar o Albergue Ravoux onde ele viveu ate seus ultimos dias.
.Tentar entrar no seu mundo e compreender sua arte é quase impossivel.
.Tentar entrar no seu mundo e compreender sua arte é quase impossivel.
"Minha unica ambiçao é uma exposiçao em um pequeno café em Paris" (Vicent Van Gogh)
Ok, mas acho que o tamanho da minha admiraçao e amor por esse artista merece que eu fale mais, compartilhe coisas talvez que voces nem saibam, ou talvez saibam e me acrescentam.
Hoje vou postei uma foto, do ano de 2005 , quando fui a primeira vez à Auvers ou Aise/ Paris. Foi exatamente onde o artista pintou "Os Corvos", exatamente a obra que me fez parar ha 19 anos atraz, la no teatro Municipal.
Ao longo dessa semana , vou abordar a vida, as fases, as obras de Vicent.
Por enquanto deixo essa foto, que esta meio antiga, mas da para imaginar, que eu estive la!!!!!!!!!!
E o lugar, ahhhhhhh é espantoso,e ao mesmo tempo intrigante, te da paz, porque é um campo aberto de plantaçoes de trigo, mas é perturbador, pelo silencio! o eco, o vento.... é um verdadeiro deserto!
Au revoir
et a bientot
Tatiana Justel
Nenhum comentário:
Postar um comentário