domingo, 17 de maio de 2015

Rimbaud e Van Gogh, contra a hipócrita moralidade

Há mais semelhanças do que podíamos imaginar. Ambos precoces,não começaram a vida na arte,  a arte que  os elegeu. Com 16 anos já eram reconhecidos como artistas e já tumultuavam a comuna.

Eram dois cavalos selvagens cavalgando em diferentes direções. Cultuavam a liberdade, uma vida desregrada, amavam o belo e o simples, tinham o espírito inquieto e uma alegria que é peculiar somente à artistas gênios -como os dois.

Marcharam solitários contra a velha e defunta moralidade  da  época.
Amaram obsessivamente,mas desconheciam essa forma de amor que nós entendemos como amor.

O amor para ambos era um processo de subserviência, processo de orgulho, dança de antagonistas.

As convenções socias eram como navalhas na carne e na alma. Corromperam todas as idéias moralistas com espirito inquieto, perturbador, visionário, transcenderam a razão humana e não foram compreendidos.

As coincidências são óbvias, passaram pelos mesmos sítios, foram boêmios, viciados em "absente", (a bebida que te leva à eternidade). Sem grandes ambições , a arte era um abajour de seda que cobria a loucura . Van Gogh e Rimbaud, tinham um pé na terra e outro no céu, talvez na constelação das plêiades.

E é simplesmente do "desespero" que floresce a finalidade das suas criações, destituída de temas perturbadores ou deprimentes, mas buscando o equilíbrio da pureza e da serenidade.

Porque razão buscaram países quentes, Rimbaud se isolou na África, e Van gogh mesmo sem ter saído de Paris, pintou a Ásia como ninguém.

Amavam a amizade, e particularmente Van Gogh que pintava o amarelo, dizia que o amarelo significa a cor da amizade.

Ambos, foram mutilados: Rimbaud talvez por não curvar-se de joelhos diante da ética , da politica teve um câncer , e uma perna amputada, morre prematuramente  aos 37 anos.
V Gogh , teve sua orelha decepada, ouvia vozes do além, e o que não era do além , era indiferente,e morre aos 38 anos,um ano antes de Rimbaud.

Artistas auto-destrutivos, sob o jugo da auto-punição, comiseração. Será mera coinscidência?


O diálogo entre esses dois jovens anjos, que devem vagar pela eternidade, porque esse mundo terra , foi muito pequeno para os dois.

Van Gogh  30/10/1853 -  29/07/1890








Rimbaud  20/10/1854 - 10/11/1891



au revoir

e ta bientot
Justel.




Nenhum comentário:

Postar um comentário