domingo, 21 de julho de 2013

Cartas de Van Gogh para Theo.

qualquer  um  pode
ouvir a voz da luz do Sol
 dentro da  noite estrelada
recortar do mundo
apenas a cor necessária
que inclui o verbo
total
amar
elo
qualquer  um
pode converter
a própria solidão em um Sol
que aquece
apenas o espírito
M.A


Separei hoje uma das cartas de Van Gogh paraTheo . Gosto desse período em que Vicent se encontra em Auvers,parece que ai ele encontra alguns momentos de refrigério que irão anteceder sua prematura morte.



Para Theo van Gogh. Auvers- sur- Oise, quarta-feira,23 de julho de 1890.


Meu querido irmão,
Obrigado por sua carta gentil e pela a nota de 50 francos que continha.
Eu realmente gostaria de escrever para você sobre muitas coisas, mas eu sinto a inutilidade do mesmo.
Espero que você vai ter encontrado esses senhores favoráveis à você. Você não precisa me  tranquilizar quanto ao estado de paz do seu agregado familiar. Eu acredito que eu vi o bom, tanto quanto o outro lado. E, além disso, estou muito de acordo que criar uma criança no quarto andar de um  apartamento é de  difícil trabalho, tanto para você como para Jo . Desde que está indo bem, que é a principal coisa, eu deveria ir sobre coisas de menor importância?Minha palavra, provavelmente há um longo caminho a percorrer antes de que há uma chance de falar de negócios com as mentes mais descansadas . Essa é a única coisa que posso dizer no momento, e que, de minha parte eu percebi que com um certo horror, eu ainda não escondo, mas isso é realmente tudo. 
Os outros pintores, o que pensa sobre isso,é instintivamente manter distância de discussões sobre o comércio atual. Ah, bem, realmente só podemos fazer as nossas pinturas falar.
Mas, no entanto, meu querido irmão, não é isso que eu sempre disse, e digo-vos mais uma vez, mais uma vez, com toda a gravidade que pode ser transmitida pelos esforços de pensamento assiduamente fixada em tentar fazer, bem como uma lata - I dizer-lhe mais uma vez que eu sempre vou considerar que você é algo diferente de um traficante simples Corots, que através do meu intermediário você tem sua parte na própria produção de certas telas, que mesmo em calamidade manter a calma.Por que é onde estamos, e isso é tudo, ou pelo menos a principal coisa que eu posso dizer-lhe num momento de crise relativa. Em um momento em que as coisas são muito tensa entre os concessionários em pinturas - de artistas mortos - e artistas que vivem.
Ah bem eu arriscaria a minha vida para o meu  próprio trabalho e minha razão fracassou em metade, muito bem, mas você não é um dos traficantes em homens, tanto quanto eu sei e posso julgar.Eu acho que você agiu com humanidade,mais do que você pode fazer.

AU REVOIR ET A BIENTOT

TATIANA JUSTEL









Nenhum comentário:

Postar um comentário