Suas obras foram inspiradas no classicismo e idealismo antigo como transmitidos através das obras dos mestres do Alto Renascimento, imagens como esta apresentar um ideal enfaticamente vitoriana.
A sua reputação como pintor de temas mitológicos não faz justiça ao pintor de ternas mães, crianças e jovens raparigas. A maior parte destas obras foram pintadas na sua terra natal, La Rochelle, no jardim do seu estúdio, em um estilo realista quase fotográfico que se tornou um sucesso entre os colecionadores de seu tempo, embora modernamente tenha sido relativamente esquecido pela celebridade dos impressionistas seus contemporâneos.
Quando vivo Bouguereau era considerado um dos maiores pintores do mundo pelos acadêmicos, com suas obras atingindo elevados preços, mas ao mesmo tempo era criticado pelos vanguardistas Sua trajetória foi praticamente uma ascensão contínua, com poucos momentos negativos.Para muitos ele epitomizava a tradição, o bom gosto e o refinamento. Mas Degas e seus companheiros costumavam chamar ironicamente de Bougueresco estilos artificiosos semelhantes ao seu mesmo que tenham reconhecido que ele deveria no futuro ser lembrado como o maior dos pintores franceses do século XIX
Qualquer coisa a ser comentada, seria um contra-senso diante desse artista. Suas obras parecem que foram encomendadas pelos deuses ou por Deus mesmo.
A arte nos faz sentir mais proximos da divindade, porque é a manifestação do sentimento , do amor do artista.
Algumas obras me emocionam...
Elegi algumas dentre tantas obras absurdas de Willian.
Espero que gostem e contemplem com o coração aberto, so assim irão entender e entrar no universo do artista.
aniversario de Vênus
auto retrato Willian Adolphe
O remorso de Orestes
Jovens Ciganos
Bouguereau amava exaltar os pobres. A dignidade das classes inferiores era um tema favorito para Bouguereau, que o abordou em muitos de seus trabalhos.
Na tela Jovens Ciganos,ele encontra a maneira melhor de retratatar a ralé da sociedade, os ciganos, e alçá-los até os céus. Eles são tanto belos como não têm beleza em demasia: 'reais' e 'ideais' ao mesmo tempo".
Bom sabado à todos
tatiana Justel
Nenhum comentário:
Postar um comentário