terça-feira, 13 de dezembro de 2011

TOULOUSE-LAUTREC

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa 
MAIS CONHECIDO COMO LAUTREC.
 Foi mais  um pintor francês que adorava a bohemia, morreu cedo aos 36 anos  contraiu sifilis elutava contra  o alcoolismo. Tinha uma doença rara ,uma distrofia, que mais tarde se tornara uma paralisia e  que na época os médicos não encontravam a cura.
Lautrec não teve muito tempo para mostrar seu trabalho, trabalhou pouco,mais ou menos uns 20 anos, e ainda teve que enfrentar  seus pais , aristocratas franceses que sempre foram contra o artista e todo esse mundo que o rodeava.


At The Moulin Rouge

La Gitane

Lautrec teve um grande papel no mundo da arte da época , ele revolucionou o desing grafico  dos cartazes publicitarios, auxiliando o que mais tarde seria conhecido como Art Noveau.

O artista encontrou a inspiração no maior reduto de artistas parisienses ,pintores, filosofos, escritores , estavam todos la,  no lugar mais bohemio: Montmartre!!!!!!
 Acredito, que ninguem pintou mais a bohemia de Paris do que Lautrec, ha tantas obras de Moulin Rouge, que ficou dificil de escolher para postar aqui.
O estilo do artista é pos- impressionista mas vejo as pinturas de Lautrec ainda vejo o impressionismo , ele tinha uma habilidade de pintar as pessoas no seu ambiente de trabalho, com cores e movimento como ninguem , sem aquele glamour exarcebado , ele era mestre em pintar a vida noturna, e ainda que pintasse um grupo de pessoas , cada um aparece individualmente, em seu destaque.Os contornos são sua marca.





Não usava muitas cores, o destaque era o vermelho, o amarelo, e quase sempre seus cartazes eram em papel amarelo.

Lautrec tem um triste fim, sua paralisia se agrava, e começa as internações em hospitais psiquiatricos, sua saude vai se agravando até que em 1901 , ja era impossivel pintar. Lautrec morreu em Bordeaux nos braços de sua mãe, mas nos deixou um acervo entre pinturas, litografias e desenhos maravilhosos.

Moulin Rouge

Ballet Dancers


Toulouse- Lautrec

Nenhum comentário:

Postar um comentário