sábado, 17 de setembro de 2011

FRIDA

Sua vida jamais seria em preto em branco Frida é

marcada por tanto sangue, que foi buscar nas cores

o ultimo fôlego de vida! O que me falta é coragem para fazer como Gauguin e ir pintar as ilhas e as mulheres dos mares do Sul
Não cair em Jack London, mas pintar pelo menos os céus amarelos bebendo absinto como Van gogh
Ascender às nuvens e colorir o céu com as cores surrealistas de Frida Kahlo,
O que me falta é coragem para ir ao encontro que marquei comigo mesmo, numa esquina do mundo
Onde nunca me encontrei
(Justel)

Entre suas obras , muitos auto-retratos desprovidos de vaidade, Frida pintou sua vida, seus amores, esperanças e desejos explicitamente.
Enamorada de seu Diego Riveras, a quem escreveu uma vez:
Teu olhar é meu sol, e vivo da tua luz.
Minha vontade é sua, e meu destino enredo no teu Diego


Ha tantos registros de textos e poesias com declaraçoes à seu amado. Diego era seu arrimo e seu alento, a logica fatal de coisas e fatos, e Frida somente uma mulher que nao teve medo de amar. As traições de Diego eram normais , assim como ele aceitava Frida se relacionar com homens e mulheres, Frida tem um caso bixessual com Leon Trotski,mas Diego foi muito mais longe, e a traiu com sua irmã mais nova ,com quem teve 6 filhos. Frida no momento de furia corta seus longos cabelos. E registra: Auto-retrato com cabelos curtos

Frida Kahlo - bixessexual , perneta, esquerdista extrema, apaixonada e submissa, uma artista da arte e da vida tinha o mais simples desejo de mulher, ser mãe!Mas por consequencia de suas cirurgias complicadas, sua saude fragil seu desejo não realizou-se.FORD HOSPITAL ( SEU DESEJO DE SER MÃE)


FRIDA POR ELA MESMA



Casa Azul, o museu
Quatro anos após a sua morte, sua casa familiar conhecida como "Casa Azul" transforma-se no Museu Frida Kahlo. Frida Kahlo, reconhecida tanto por sua obra quanto por sua vida pessoal, ganha retrospectiva de suas obras, com objetos e documentos inéditos, além de fotografias, desenhos, vestidos e livros.


Viva La vida

Em 2008, a banda inglesa Coldplay lançou o álbum Viva la Vida or Death and All His Friends, cujo título é inspirado em um quadro de Frida, também intitulado "Viva La Vida" e que intitula também a principal canção do disco. Segundo o vocalista Chris Martin, o título foi escolhido devido ao otimismo de Frida, mesmo com os percalços percorridos pela artista, ao exaltar a vida no referido quadro. Ela se vestia mediocremente com vestes de pobre, mesmo tendo uma quantia relativamente grande de dinheiro.


VIVA LA VIDA -1954

No ano de 2002, sob a direção de Julie Taymor, foi lançado o filme FRida, que narra a história da pintora, interpretada pela atrizSalma Hayek. O longa metragem conta ainda com a presença de Alfred Molina, interpretando Diego Rivera. Em 2010 foi homenageada no carro abre-alas da escola de samba Viradouro da cidade de Niteroi que desfila no Rio de Janeiro.

Poema do diário de Frida para Diego Rivera
Diego. princípio
Diego. construtor
Diego. meu bebê
Diego. meu noivo
Diego. pintor Diego. meu amante Diego. meu marido Diego. meu amigo
Diego. meu pai Diego. minha mãe Diego. meu filho Diego. eu
Diego. universo Diversidade na unidade. Porque é que lhe chamo Meu Diego? Ele nunca foi e nem será meu. Ele pertence a si próprio.

(Frases e pensamentos de Frida Kahlo )


Em 13 de julho de 1954, Frida Kahlo, que havia contraído uma forte pneumonia , foi encontrada morta. Seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa da morte. Mas não se descarta que ela tenha morrido de overdose, devido ao grande número de remédios que tomava, que pode ter sido acidental ou não. A última entrada em seu diário:


''Espero a partida com alegria... e espero nunca mais voltar... Frida''


Fim


Tatiana Justel

Nenhum comentário:

Postar um comentário