sábado, 27 de agosto de 2011

Arte Literaria parte V "ARISTOTELES"

Bonjour

Aristóteles , nasceu em Estagira, 384 a.C - Atenas, 322 a.C foi um filosofo grego, aluno de Platão professor de Alexandre , o grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a fisica, a metafisaica, a poesia, o teatro, a musica, a logica, a retorica, o governo, a ética, a bilogia, e a zoologia. Juntamente com Platão e Socrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes, e um dos fundadores, da filosofia ocidental. Seu ponto de vista sobre as ciencias fisicas influenciou profundamente o cenário intelectual medieval, e esteve presente até o Renascimento- embora eventualmente tenha vindo a ser substituído pela fisica newtoniana. Nas ciências biológicas, a precisão de algumas de suas observações foi confirmada apenas no sec. XIX. Suas obras contêm o primeiro estudo formal conhecido da lógica, que foi incorporado posteriormente à logica formal. Na metafísica, o aristotelismo teve uma influência profunda no pensamento filosófico e teologico nas tradições judaico-islamicas durante a Idade Madeia, e continua a influenciar a teologia crista ética, embora sempre tenha continuado a ser influente, conquistou um interesse renovado com o advento moderno da ética e da virtude. Todos os aspectos da filosofia de Aristóteles continuam a ser objeto de um ativo estudo acadêmico nos dias de hoje. Embora tenha escrito diversos tratados e diálogos num estilo elegante (Cicero descreveu seu estilo literário como "um rio de ouro").


Acredita-se que a maior parte de sua obra tenha sido perdida, e apenas um terço de seus trabalhos tenham sobrevivido.


Apesar do alcance abrangente que as obras de Aristóteles gozaram tradicionalmente, os acadêmicos modernos questionam a autenticidade de uma parte considerável do corpus aristotélico.


Foi chamado por Augusto Comte de "o príncipe eterno dos verdadeiros filósofos",por Platão de "O Leitor" (pela avidez com que lia e por se ter cercado dos livros dos poetas filósofos e homens da ciencia contemporâneos e anteriores) e, pelos pensadores arabes de o "preceptor da inteligência humana". Também era conhecido como O Estagirita, por sua terra natal, Estagira.


Aristóteles, foi discipulo de Platão, desde os seus 18 anos e permaneceu na academia até a morte daquele em 347 a. C. Depois partiu para Assos, para acompanhar o filho de Felipe da Macedonia,na formação do mesmo. Platonista, contesta pela primeira vez o mestre , num dialogo chamado "Sobre a filosofia", na qual rejeita a "Doutrina das idéias".
Platão e Aristoteles




Quando atingiu a maturidade, acreditava que a essencia das coisas deverias existir nas proprias coisas e não numa outra dimensão de realidade.


Considerou que todas as coisas são pereciveis, mas que as mudanças e o tempo não são e que, portanto, não tem começo e fim.


Alem da filosofia e de seus trabalhos cientificos, se ocupou da arte literaria , das poesias e discursos; é dele a célebra afirmação " A arte literaria é mimese" (imitação da natureza).




Frases de Aristóteles



"O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre."



"A principal qualidade do estilo é a clareza."




"O homem que é prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz."



"O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência."



"Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem."


"O verdadeiro sábio procura a ausência de dor, e não o prazer."





Principais obras de Aristóteles:
- Ética e Nicômano


- Política- Órganon


- Retórica das Paixões


- A poética clássica


- Metafísica


- De anima (Da alma)


- O homem de gênio e a melancolia


- Magna Moralia (Grande Moral)


- Ética a Eudemo


- Física


- Sobre o Céu











Toda sua vasta obras podemos encontrar nos dois sites acima, detalhadamente.




A Arte literaria tem sua pedra fundamental à partir desses tres grandes mestres da Grecia Antiga, Socrates, Platão e Aristoteles. A Grécia além de ser o berço da civilização, das grandes descobertas, estar marcada eternamente . Exalando no ar, aos quatro cantos do mundo os pensamentos desses tres grandes filosofos. Pensamentos esses que ao lermos hoje, são tão comteporaneos, que temos a impressão que eles ainda existem, ou estão pregando por ai.


Chegamos ao mundo grego helenico, e ao greco-romano. Ou greco-latino e helenistico.


Mas vou deixar essa postagem, para finalizar amanha a semana da Arte Literaria.


au revoir


et a bientot


TATIANA JUSTEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário