sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A vida sua paixão e a arte sua obsessão

Amedeo Clemente Modigliani, nasceu em Livorno / Italia em 12 de julho de 1824.



Foi atravéz de um sonho delirante provocado pela febre tifoide que lhe foi revelado seu dom artistico. E foi à partir dessa passagem que ele começa a crescer em um ambiente de literarios e filosofos.



Modigliani se destaca principalmente por sua pintura renascentista e suas esculturas africanas,era um artista figurativo e ficou reconhecido por seu admiravel dominio da cor que é completado por um quase despojamento da figura em si, suas figuras são marcantes, rostos ovolados, pescoços alongados, muitos retratos femininos, e muita sensualidade dentro de um estilo modernoBust of young woman I



A blond woman portrait of germaine survage


Nas suas obras vemos nitidamente uma sensualidade despretensiosa no movimento dos seus corpos , na linha, no alongamento e nas formas em si que ele os retrata. Seus nus provocaram um escândalo para sua época, seu estilo faz parte de um tempo que a arte pictorica se confronta com a fotografia.

A obra mais conhecida e bem vendida de Modigliani , "A Bela Romana".


O artista autodidata, se instala no bairro bohemio de Monmartre com outros artistas famosos da época, e passa a ter uma vida dissoluta, mesmo com sua saude débil, e seu fim é previsivel:


Modigliani morre em Paris em 25 de janeiro de 1920,de tuberculose, agravada pela pobreza, excesso de trabalho , vicio em haxixe, alcool e drogas. Um dia depois, sua amada Jeanne Hébuterne se suicida.
Jeanne


Uma das maiores obras reconhecidas de Modigliani de todos os tempos "O Violoncelista"
O Grande pintor e escultor do séc XX é somente mais um desses grandes homens -gênios que se destacam na arte , e se auto-destroem , e isso ainda é um mistério para muitos estudiosos.

Modigliani nos deixa um acervo com belas plasticas, esculturas, na galeria Montaigne em Paris.
Talvez se Modigliani tivesse gritado a palavra - ESPERA! Vocês não entenderam nada!

Esperem, vejam com olhos ingênuos como os das crianças, ingênuos como a expressão da tua face, nos rostos e corpos desalinhados , eu so queria desnudar a alma humana.


A dica é assistir o filme, estrelado por nada menos que Andy Garcia.



"...Outro artista incompreendido na futil e efêmera gloria de querer compreender o que não é para ser compreendido, apenas contemplado ..."



JUSTEL



22 de outubro de 2011.

2 comentários: